Justiça Comunitária reúne 55 participantes em curso contra o racismo

por VS — publicado 2015-03-02T18:30:00-03:00

justiça Comunitária 2-3-15O Programa Justiça Comunitária - PJC promoveu nesse sábado, 28/2, o curso “Combate ao racismo: qual o seu papel nessa história?“ contando com a presença de 55 participantes. O evento foi realizado no IESB, Campus de Ceilândia, com a participação de representantes de diversos segmentos sociais como: agentes comunitários, estudantes universitários, servidores do TJDFT, professores, líderes de movimentos antirracistas e pessoas da comunidade de Ceilândia.

A proposta de trazer o tema do preconceito racial para debate, na comunidade de Ceilândia, se apoia num dos pilares de atuação do PJC: a educação para os direitos. Pela promoção de uma convivência social mais pacífica, o programa trabalha também com a mediação de conflitos na comunidade e com atuação em redes sociais.

O curso, aberto pela juíza de direito, Gláucia Falsarella Foley, coordenadora do Programa Justiça Comunitária, e pela secretária adjunta de políticas para igualdade racial do GDF, Vera Lúcia Santana de Araújo, marcou o início de uma parceria entre o PJC e o GDF. A secretária Vera Araújo compartilhou relatos de sua experiência com o racismo.

O grupo de capoeira do Mestre Pequeno, de Ceilândia, animou o evento com a apresentação das crianças. No encontro, além da luta de origem africana, foram utilizados outros meios conscientização: vídeos, música, poesia, depoimentos pessoais, dinâmica de grupo, textos e imagens. Todos esses itens fizeram desse dia uma oportunidade de reflexão.   

Compuseram as mesas de debate como expositores: Guilherme Dantas Nogueira (coordenador nacional de formação política do coletivo de entidades negras), Ronaldo Jorge de Oliveira (gerente de políticas públicas da secretaria de políticas públicas da igualdade racial da Presidência da República-SEPPIR/PR), Carlos Alberto Santos de Paulo (coordenador de enfrentamento ao racismo da Secretaria da Mulher, Igualdade e Direitos Humanos-SEMIDH); Everardo de Aguiar Lopes (da ONG Amigos da Paz) e Leonardo Rodrigues de Oliveira Ortegal (poeta e servidor da Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do DF). As servidoras do PJC, Ludmila Suaid e Conceição Aparecida, atuaram como facilitadoras. Estiveram presentes, também, representantes da Defensoria Pública do DF e da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMIDH).