Processo Judicial Eletrônico reduz em 61% o consumo de materiais no TJDFT

por ACS — publicado 2015-03-13T19:45:00-03:00

PJeO consumo de materiais relacionados ao "processo físico" foi reduzido em 61% nas unidades judiciais onde o Processo Judicial Eletrônico - PJe está instalado.

A comparação foi feita entre os períodos de janeiro e fevereiro deste ano com o ano anterior, quando o PJe ainda não havia sido implantado. A economia foi de R$8.200,00 reais. No mesmo período comparado, o consumo geral de materiais de escritório em todo Tribunal caiu em 21%, com redução de custos de R$105 mil reais, somente neste primeiro bimestre de 2015.

O Processo Judicial eletrônico - PJe é um sistema que busca a prática de atos processuais, assim como o acompanhamento desses atos de modo eletrônico, fortalecendo a automação e o acesso ao Judiciário. No TJDFT está sendo desenvolvido, conforme a Lei 11.419, de 19/12/2006, e da Resolução 185, de 18 de dezembro de 2013, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ. O objetivo da ação é viabilizar a prestação de um melhor serviço à sociedade, na resolução dos conflitos judiciais, e racionalizar o uso dos recursos públicos, fortalecendo a imagem do Justiça do Distrito Federal por meio da modernização tecnológica e da gestão por processos.

Atualmente, o PJe está em funcionamento nos sete Juizados Especiais Cíveis, nas Secretarias das Turmas Recursais desses Juizados, nos três Juizados Especiais Cíveis de Brasília e no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania dos Juizados Especiais, todos instalados no Fórum Leal Fagundes.

O monitoramento dos consumos é uma das metas da atual administração do TJDFT, que implantou o Plano de Gestão de Logística Sustentável deste TJDFT, se antecipando à Resolução CNJ 201/2015, aprovada este mês, que determina a implantação dos PLS em todos os órgãos do Poder Judiciário.