Site do CNJ destaca instalação do posto de conciliação do TJDFT no Na Hora

por TT — publicado 2015-03-25T10:00:00-03:00

Posto de conciliação Na Hora CNJ

A Agência CNJ de Notícias publicou, na última segunda-feira, 23/3, notícia sobre a instalação do posto de conciliação do TJDFT em uma das unidades da Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão – “Na Hora”. Para viabilizar a iniciativa, o TJDFT assinou protocolo de intenções com o Governo do Distrito Federal. Clique aqui e leia a íntegra da notícia.

Entre outras questões, a matéria do CNJ destaca os serviços que serão oferecidos no posto de conciliação do TJDFT como, por exemplo, a resolução de “questões pré-processuais, que ainda não foram ajuizadas” entre elas, problemas com vizinhos, companhias aéreas, bancos, empresas de telefonia e produtos que ainda não foram entregues, bem como divórcio, partilha de bens, guarda dos filhos, pensão alimentícia e outras questões de família. 

Segundo a juíza Luciana Sorrentino, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília – Cejusc/BSB, alunos do curso de direito de instituições de ensino superior privadas do DF serão capacitados pelo TJDFT, nos termos da Resolução n. 125/2010 do CNJ, para atuar como conciliadores no “Na Hora”. “A experiência vai ser muito enriquecedora e trará à tona um novo viés da prática da Justiça, que favorece o diálogo e a pacificação social por meio da participação ativa das partes envolvidas na busca da melhor solução para o conflito”, acredita a juíza.

Em 2014, o TJDFT promoveu um total de 16.645 audiências de conciliação, com a participação de 45.800 jurisdicionados. As audiências resultaram em 4.765 acordos, com valores negociados de R$25,2 milhões. Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do DF, o "Na Hora"  atende uma média de 12 mil pessoas por dia, sendo que, no último ano, atendeu três milhões de pessoas.

O posto de conciliação funcionará no “Na Hora” de Taguatinga, no Distrito Federal. A data de instalação ainda não foi definida. Para mais informações, acesse a notícia sobre a assinatura do protocolo de intenções no site do TJDFT.