TJDFT divulga programação para a Semana da Mulher de 9 a 13 de março

por ACS — publicado 2015-03-03T19:40:00-03:00

semana da mulherNa próxima segunda-feira, dia 9/3, o TJDFT, por meio do Centro Judiciário da Mulher - CJM/DF, inicia a Semana da Mulher. Conheça aqui a programação para o evento que lança a campanha nacional "Justiça pela Paz em Casa", idealizada pela Vice-Presidente do STF, ministra Cármen Lúcia. A ação acontece simultaneamente em todo o país, com iniciativas de amparo à família e prevenção de crimes no âmbito familiar.

A semana será aberta com uma solenidade, às 10h, no auditório Sepúlveda Pertence, localizado no térreo do Fórum de Brasília. Estão previstos para o dia, palestra da Ministra do STF Cármen Lúcia, bem como assinatura de um protocolo de intenções entre os parceiros do DF.

Em atendimento ao pedido da ministra do STF, o Presidente do Tribunal, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, aderiu à campanha nacional, e as ações no DF estão sendo desenvolvidas pelo Centro Judiciário da Mulher - CJM do TJDFT, com o apoio da Corregedoria do Distrito Federal, comandada pelo desembargador Romeu Gonzaga Neiva. O Corregedor convocou os 19 Juizados de Violência Doméstica e Familiar do DF a aderirem à mobilização, que prevê ações concentradas diárias e ao longo da semana, a fim de agilizar audiências e julgamentos de processos que envolvam violência ou grave ameaça contra a Mulher. Além disso, nos fóruns, será realizada oficina pelo Serviço de Assessoramento aos Juízos Criminais do TJDFT e o lançamento de um catálogo da rede de proteção à mulher no Distrito Federal.

A ação está sendo coordenada pelos juízes do Centro Judicial da Mulher, Ben-Hur Viza e Carlos Bismarck, e conta com a parceria do MPDFT, da Defensoria Pública do DF, da Deam, da Semidh/GDF e da OAB-DF. Além da semana, as instituições envolvidas vão desenvolver atividades durante todo o mês de março.

Como parte da programação da Semana da Mulher, já no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o TJDFT, a OAB-DF e a Secretaria da Mulher, com o apoio dos demais órgãos, realizam no Parque da Cidade, a partir da 8h, a corrida/caminhada da mulher, com 4Km de percurso e saída do estacionamento nº 10. As inscrições para a corrida/caminhada são gratuitas e podem ser realizadas no site da OAB/DF, clicando aqui.