TJDFT participa do I Encontro Nacional de Ouvidores dos Tribunais de Justiça do Brasil

por SB — publicado 2015-03-02T15:55:00-03:00

Ouvidoria TJDFTO ouvidor-geral do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT, desembargador Hermenegildo Fernandes Gonçalves, participa, nas próximas quinta e sexta-feiras, 5 e 6/3, do I Encontro Nacional de Ouvidores dos Tribunais de Justiça do Brasil. O evento será realizado em Fortaleza e reunirá ouvidores do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, do Superior Tribunal de Justiça – STJ, do Ministério Público do Ceará – MP/CE, dos tribunais de justiça estaduais e do Distrito Federal, e, também, da Associação Brasileira de Ouvidores – ABO. A coordenadora-geral da Ouvidoria do TJDFT, Ana Pupe de Brito, também estará presente no encontro.

O evento, realizado sob a coordenação do ouvidor-geral do Judiciário cearense, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, contará com palestras e com o lançamento do livro Segredo de Justiça, de autoria da desembargadora Andrea Maciel Pachá. Ao final, será eleita a primeira Mesa Diretora do Colégio de Ouvidores da Justiça Estadual e Distrito Federal e dos Territórios.

A Ouvidoria do TJDFT é um canal aberto por meio do qual o cidadão pode esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do Tribunal, enviar reclamações, sugestões e elogios. As manifestações podem ser encaminhadas por formulário eletrônico, pelo telefone 0800 614646, por fax, carta e até apresentadas pessoalmente (clique aqui e saiba mais).

A Ouvidoria tem a missão de “tornar a Justiça mais próxima do cidadão, ouvindo sua opinião acerca dos serviços prestados pelo TJDFT e, com base nela, colaborar para elevar o nível de excelência das atividades necessárias à prestação jurisdicional, sugerindo medidas de aprimoramento e buscando soluções para os problemas apontados.” Segundo o ouvidor-geral, desembargador Hermenegildo Fernandes Gonçalves, “aqui trabalham pessoas que acreditam no Direito e na Justiça e que se empenham para dar aos cidadãos a esperança de um Poder Judiciário eficiente e transparente”.