Últimos dias para visitar a exposição Santas Mulheres no Memorial do TJDFT

por ACS — publicado 2015-03-17T12:45:00-03:00

Santas Mulheres: exposiçãoTermina nesta quarta-feira, 18/3, a exposição "Santas Mulheres", do artista plástico André Lafetá, no Memorial do TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte. Aberta no dia 9/3, a exposição homenageia as mulheres, neste mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. O evento foi organizado pela Amagis-DF.

André Lafetá, 57 anos, é natural de Montes Claros (MG), radicado em Brasília desde 1959. Artista plástico formado pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP-SP), atuou como diretor do Museu de Arte de Brasília (MAB). O artista plástico recebeu o Prêmio de Melhor Pintor do Salão de Artes Visuais de Brasília, em 2002, e atualmente realiza exposições no Brasil e no exterior, além de atuar como consultor do SEBRAE na área de estamparia.

O artista explicou que utiliza a técnica de estamparia com pintura em tela, tinta acrílica, e falou do sentimento em expor no Memorial do TJDFT. “Fiquei muito feliz com o convite, pois é uma oportunidade de utilizar estas obras que eu já vinha desenvolvendo e participar desta ação em comemoração ao dia internacional da mulher. A data nos leva a refletir sobre a realidade da mulher, sua força e garra. Acho extremamente positivo esta homenagem”, disse André Lafetá. O artista recebeu os cumprimentos dos convidados na ocasião.

A exposição do artista se soma à programação da Semana da Mulher que acontece de 9 a 13/3 no TJDFT. A semana é um ação da campanha nacional "Justiça pela Paz em Casa", idealizada pela ministra do STF Cármen Lúcia, que acontece, simultaneamente, em todos  os tribunais do país e lançada oficialmente, na manhã desta segunda-feira no TJDFT, com a presença do Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Mores Oliveira, e a ministra Cármen Lúcia. No domingo 8/3, Dia Internacional da Mulher, ocorreu uma corrida/caminhada, no parque da cidade, organizada pelo TJDFT em parceria com a OAB-DF, o MPDFT, o GDF, por meio da Deam, a Secretaria da Mulher e a Defensoria Pública do DF. A campanha tem por principais objetivos a coibição da violência doméstica e familiar contra a mulher e a ampla efetivação da Lei Maria da Penha.

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, localizado no 10º andar do Bloco A, Ala A, funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, com visitas espontâneas e monitoradas. Coordenado pelo Serviço de Apoio à Memória Institucional – Serami, vinculado à Secretaria de Gestão Documental, o Memorial é subordinado à 1ª Vice-Presidência, conduzida pela desembargadora Carmelita Brasil.