Figuras de linguagem em versos: servidor do TJDFT vence concurso de poesias

por TT — publicado 2015-11-13T07:00:00-03:00

O servidor do TJDFT Ataliba Carneiro e Silva, do Núcleo de Segurança e Transporte de Sobradinho, está entre os 50 finalistas do I Concurso de Poesia Amigos da Biblioteca de Sumaré - SP. Com a poesia “Figuras”, o poeta e também professor de Língua Portuguesa encontrou nos versos uma forma de fugir da “decoreba” e tonar as figuras de linguagem mais atrativas para seus alunos. A poesia de Silva, juntamente com as outras selecionadas, serão publicadas em livro que será lançado, no dia 28/11, às 20h30, no Anfiteatro do Seminário de Nova Veneza,  em Sumaré.

Há 18 anos no Tribunal, Silva conta que a paixão pela poesia surgiu desde que aprendeu a escrever. No entanto, somente a partir de 2009, com a morte de seu pai, foi que o poeta se engajou na arte de escrever. “A morte do meu pai de alguma maneira mexeu comigo. Talvez seja uma espécie de revolta, no seu sentido mais eufemístico. Um apelo resignado por ter tido tão pouco tempo de convivência com ele, apenas 42 anos. Fiquei depressivo e uma das profilaxias que encontrei para buscar a cura foi escrevendo”, explica o poeta. Segundo o escritor, o seu livro de poesias "Antideprê" retrata bem esse sentimento.

Silva já publicou 14 livros, entre romances, contos e poesias e, no momento, está concluindo o 15º. Para o poeta, o concurso foi uma oportunidade de abrir novos horizontes. “É uma sensação muito boa poder compartilhar com pessoas fora do meu círculo de amizades, pensamentos e formas que brotaram dos recônditos mais profundos da minha mente”, ressalta.

O concurso, promovido pela Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer com apoio da Sociedade Amigos da Biblioteca, contou com a participação de 400 inscritos de diferentes estados brasileiros como Goiás, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo. O objetivo foi incentivar a leitura e a arte da poesia, além de revelar novos talentos.

Para mais informações sobre o concurso, acesse a página da Sociedade Amigos da Biblioteca. 

Confira abaixo a poesia “Figuras” do escritor e servidor do TJDFT Ataliba Carneiro e Silva.

Figuras 

Sua atitude anacoluta

Apôs uma elipse entre a gente

Abusei dos pleonasmos

E em meio aos teus espasmos

Vi sua hipérbole evidente

 

Por alguns parcos instantes

Um paradoxo nos visitou

Trouxe consigo uma metonímia

Por quem você se apaixonou

 

Uma antítese inoportuna

Mais uma de suas grandes idéias

Interrompeu com ironia

Nossas aliterações e onomatopeias

 

Uma conjunção carnal

Com polissíndetos, assonâncias

Eufemismo e prosopopeias

Tinha tudo pra dar certo

Só faltou a sincronia

Um pouquinho de sinestesia

E o zeugma sempre perto