Juizado Itinerante suspende atendimento na Estrutural na próxima quarta-feira

por TT — publicado 2015-12-11T13:30:00-03:00

Na próxima quarta-feira, 16/12, não haverá atendimento do Juizado Itinerante na Estrutural, conforme previsto anteriormente, tendo em vista a realização de manutenção no ônibus do Juizado.

O atendimento no Varjão, previsto para esta sexta-feira, 11/12, bem como o do Areal, programado para a próxima segunda-feira, 15/12, estão mantidos. Com a visita ao Areal, o Juizado Itinerante encerra os atendimentos do mês de dezembro. O Juizado itinerante visita diversas cidades do DF para atender a população interessada em ingressar com demandas do Juizado Especial Cível. O atendimento é realizado, sempre, das 14h às 18h.

No Juizado Itinerante, o atendimento é rápido, fácil e gratuito. No primeiro contato, o problema é relatado e após um prazo médio de 30 dias o ônibus volta ao local, para realizar as sessões de conciliação. Nos casos em que não há acordo, as partes seguem para as audiências com o juiz. No caso de acordo, a cópia da homologação pelo juiz é obtida no mesmo dia. Neste mês, os dias 1º, 2, 3 e 9 estão reservados para realização de audiências.

O Juizado Itinerante recebe causas no valor de até 40 salários mínimos e resolve questões como: cobranças, despejos, indenização por inclusão do nome no SPC e na Serasa e outros prejuízos. As causas no valor de até 20 salários mínimos dispensam a presença de advogado.

Vale ressaltar que as causas trabalhistas, de família, reclamações contra o Estado (Distrito Federal, autarquias e empresas públicas), assim como ações envolvendo crianças e adolescentes, heranças, falências e causas criminais não podem ser resolvidas pela Justiça Itinerante.