Justiça Restaurativa é tema de matéria do Correio Braziliense

por ACS — publicado 2015-11-03T12:50:00-03:00

justica restaurativa é tema no correioO Correio Braziliense publicou, nessa segunda-feira, 2/11, na editoria Cidades, a matéria “A busca para reconstruir vidas”, que destaca o trabalho realizado pelo Programa Justiça Restaurativa do TJDFT.

Criado em 2006, o Programa Justiça Restaurativa do TJDFT, subordinado à 2ª Vice-Presidência do Tribunal, reúne pessoas envolvidas e afetadas por um fato delituoso para dialogarem sobre o crime e suas consequências, buscando, assim, não só a reparação de prejuízos emocionais, morais e materiais, mas também a restauração da relação entre a vítima e o réu. O programa é coordenado pelo juiz Franco Vicente Piccoli, do Juizado Especial Criminal de Ceilândia, e pela juíza Catarina de Macedo Nogueira Lima e Corrêa, da 2ª Vara Criminal e 2º Juizado Especial Criminal de Planaltina.

Na matéria, a juíza Catarina destaca que as sessões são mediadas por uma equipe de profissionais que preza pela sensibilidade em ouvir os dois lados e, sobretudo, atender às necessidades das vítimas. "O réu é o que chama a atenção das pessoas na grande parte dos casos. No penal, a sociedade não pensa que a vítima merece reparo. Precisamos mudar esse olhar. É um bom caminho para os dois", argumenta a magistrada.