Memorial do TJDFT abre exposição de fotos sobre folclore sergipano

por SS — publicado 2015-11-24T17:45:00-03:00

exposição de fotografias “Lambe-Sujo X Caboclinho”exposição de fotografias “Lambe-Sujo X Caboclinho”O Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte recebeu, nessa terça, 24/11, a exposição de fotografias “Lambe-Sujo X Caboclinho”, do fotógrafo Márcio Garcez. A exibição tem curadoria de Ézio Deda e Mario Britto e fica aberta ao público até 11/12.

A exposição traz registros da festa do Lambe-Sujo, que acontece anualmente no segundo domingo de outubro em Laranjeiras, Sergipe, a 23km da capital Aracaju. Trata-se de uma manifestação folclórica que representa a luta entre negros (escravos dos quilombos) e índios – os caboclinhos - usados pelos brancos na captura de escravos fugitivos e destruição dos quilombos. Na encenação a céu aberto, os "lambe-sujos" se pintam com tinta xadrez preta, melaço de cana e se vestem com calções e gorros vermelhos. Já os "caboclinhos" se pintam de tinta xadrez vermelha, usam cocares e saiotes de pena, pulseiras e colares e se armam de arco e flecha.

O fotógrafo Márcio Garcez agradeceu a oportunidade que o Memorial proporcionou. "O Espaço se mostra sensível à diversidade artística. É uma alegria imensa poder mostrar a história de Sergipe, que é também a do Brasil. Ainda mais no mês da consciência negra, é importante relembrar os conflitos gerados pela escravatura no país”, destacou Márcio, que já expôs as fotos da festa do Lambe-Sujo na Câmara dos Deputados, em Brasília, e também em Porto Alegre-RS, Garanhuns-PE, São Paulo-SP, Rio de Janeiro-RJ, além de algumas cidades do estado de Sergipe.

Sobre o artista

Márcio Garcez nasceu em Aracaju, em 1970, onde também se graduou em Comunicação Social pela Universidade Federal de Sergipe. Em 1997, foi eleito presidente da Associação Sergipana dos Amigos da Fotografia. Também foi membro da comissão de Fiscalização e Registro do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe e ex-diretor de Comunicação e Eventos da Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Sergipe.

Márcio possui fotos publicadas em diversas revistas do país, como a "Isto é Gente", "Época", ou as das editoras Abril e Ática; em jornais como "Folha de São Paulo", "Valor Econômico", "Zero Hora" e "Correio Braziliense"; em trabalhos de  editoras como Companhia das Letras, Trip e Saraiva. Em Sergipe, entre outras empresas, prestou serviços para a Petrobras, Banese e para o Grupo Samam. Atualmente trabalha como fotógrafo das atividades do parlamentar João Daniel, em Brasília, e desenvolve ainda trabalhos autorais em diferentes estilos fotográficos.

Serviço

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte foi inaugurado em 19 de abril de 2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal. O espaço abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que remetem à trajetória do TJDFT desde a sua criação até os dias atuais. O Memorial é vinculado à 1ª Vice-Presidência, coordenada pela desembargadora Carmelita Brasil, e está localizado, no 10º andar do bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O Memorial funciona de segunda a sexta-feira das 12h às 19h e abre seu espaço para visitas espontâneas e monitoradas. Para tanto, basta entrar em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893/5863.