Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Programa Justiça Comunitária visita ONG em Samambaia

por SS — publicado 06/11/2015

O Programa Justiça Comunitária – PJC, do TJDFT, apresentou, nessa quinta, 5/11, a cerca de 60 adolescentes  assistidos pela organização não governamental Casa Azul Felipe Augusto, em Samambaia, propostas e ideias para impulsionar a vida dos jovens assistidos por essa instituição.

A Casa Azul trabalha no combate às desigualdades sociais e oferece assistência a crianças, adolescentes e famílias em três unidades de atendimento à comunidade, sendo duas em Samambaia e outra no Riacho Fundo II.

Na visita, os agentes comunitários (voluntários da comunidade de Ceilândia que atuam no Programa) e um dos supervisores do PJC, Daniel Catta Preta, puderam trabalhar com os adolescentes a importância de se saberem protagonistas da própria história, bem como de se fortalecerem como grupo, numa alusão à articulação em redes sociais.

Além de levar informações sobre os princípios e pilares da Justiça Comunitária, os agentes falaram de sua própria experiência, tendo como questão fundamental a capacidade de autogestão de uma comunidade em diversos aspectos. Na ocasião, os jovens também tiveram a oportunidade de ter noções e discutir sobre a mediação comunitária, uma alternativa para resolução pacífica dos conflitos que ocorrem no cotidiano. Em outubro, o PJC visitou a unidade da instituição no Riacho Fundo II, onde propagou suas propostas de construção de paz social com outros jovens.

A Casa Azul Felipe Augusto é uma ONG sem fins lucrativos, que desde 1989 proporciona, no contraturno escolar, programas de acompanhamento pedagógico, artes, dança, informática, esportes e capacitação profissional. São mais de 1400 crianças e jovens, entre 6 e 24 anos, em sua maioria advindos de famílias em situação de vulnerabilidade, encaminhados pelo Centro de Referência e Assistência Social de Samambaia e do Riacho Fundo II (CRAS).  A Casa Azul é mantida por convênios com o setor público, parcerias com instituições privadas, além de doações, contribuições de sócios e arrecadações em bazares.

Clique aqui e saiba mais sobre o Programa Justiça Comunitária

Palavras-chave
NUPECON