Projeto Estante Livre do TJDFT arrecada mais de 4 mil livros

por TT — publicado 2015-11-27T11:00:00-03:00

agradecimento arrecadacaoO Projeto Estante Livre do TJDFT de estímulo à leitura arrecadou 4.582 livros no período de 26/10 a 20/11. A ideia do projeto é facilitar o acesso do público que frequenta o Tribunal à leitura, por meio da disponibilização das obras sem o compromisso de prestação de contas por período de empréstimo, entre outras exigências de uma biblioteca tradicional.

Após triagem das doações para verificar as condições do material e se o conteúdo é pertinente ao projeto, as obras arrecadadas serão disponibilizadas aos frequentadores do Fórum de Brasília, onde será realizado o projeto-piloto, previsto para começar no início do próximo ano.

As estantes com os livros doados serão distribuídas em locais estratégicos do Fórum. O público poderá realizar doações, levar o livro para casa, ficar com a obra ou devolvê-la para que possa ser lida por outras pessoas, sem qualquer tipo de cadastro ou intermediário.

A ideia surgiu para atender não somente a demanda dos usuários que buscam a Biblioteca do TJDFT para doar livros e não conseguem, tendo em vista o maior controle, a especificidade dos temas e a limitação do espaço para acondicionamento das publicações, como, também, a demanda dos funcionários terceirizados, dos jurisdicionados e do público em geral, cujo acesso às obras da Biblioteca do TJDFT é restrito para consulta no local.

Os livros contarão com carimbo de identificação visual a fim de evitar sua venda em sebos. Após a finalização do projeto-piloto, a ideia é que a iniciativa seja implementada nos demais fóruns do DF.

Se você ainda tem algum livro em casa para doar, a Biblioteca do Fórum de Brasília, localizada no subsolo do bloco A, e os miniacervos dos demais fóruns continuam recebendo doações. Participe!