TJDFT recebe visita de defensores públicos do Mercosul

por SS — publicado 2015-11-26T16:55:00-03:00

visita de defensores públicos do MercosulNa tarde desta quinta-feira, 26/11, defensores públicos da Argentina, Chile, Uruguai e Venezuela visitaram o TJDFT. A visita fez parte do Programa de Intercâmbio do Bloco de Defensores Públicos do Mercosul (Pasantía), iniciado essa semana, na sede da Defensoria Pública da União. Durante dez dias, eles participam de palestras e realizam visitas a instituições ligadas à atuação da defensoria.

No TJDFT, os defensores foram recebidos pelo magistrado Eduardo Henrique Rosas, juiz assistente da Presidência, que lhes deu as boas-vindas e conversou sobre as peculiaridades da Jurisdição do Distrito Federal e também sobre o funcionamento básico do Tribunal do Júri no Brasil.

Em seguida, os defensores estrangeiros visitaram o Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, onde assistiram ao vídeo “50 Anos do TJDFT” e conheceram o acervo de fotos, processos marcantes, objetos históricos, mobiliário e obras de arte do Tribunal. Na visita guiada pelas instalações do Memorial, eles tiveram a companhia do juiz assistente da Presidência, Fabrício Fontoura Bezerra.

Por fim, os defensores acompanharam parte da 17ª sessão de julgamento do Tribunal do Júri de Brasília, sob presidência do juiz Paulo Rogério Santos Giordano. Eles continuam a fazer visitas em Tribunais Superiores pelo programa de intercâmbio que tem por objetivo promover a troca de experiências entre os defensores públicos dos países do Mercosul.