TJDFT testa sistema de conciliação online nesta segunda-feira

por SS — publicado 2015-11-23T13:00:00-03:00

Semana Nacional da Conciliação - conciliação onlineO TJDFT vai experimentar uma plataforma online de resolução de conflitos durante a 10ª Semana Nacional de Conciliação. De 23 a 27/11, serão 100 casos envolvendo litígio entre empresas e pessoas, sendo 95 pré-processuais e 5 já em juízo, que serão negociados entres as partes pela internet, com suporte e atuação dos mediadores/conciliadores do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC de Brasília.

A plataforma oferece os benefícios típicos dos serviços online: rapidez, segurança e praticidade. Por exemplo, representantes de uma empresa com sede em outra cidade podem negociar à distância com vários reclamantes pelo país. A comunicação pode ser feita por videoconferência ou chat, sendo possível até anexar documentos pela ferramenta, com garantia de registro e confidencialidade das informações.

Em quatro dias, mais de R$ 2 milhões em acordos

Nos quatro primeiros dias da 10ª Semana de Conciliação do TJDFT já foram realizadas 1331 audiências que resultaram em 499 acordos, somando valores de R$ 2.286.684,47. Ao todo, foram 4439 pessoas atendidas nas varas e juizados especiais, bem como nos centros de conciliação e cidadania – CEJUSCs do TJDFT.

A Semana de Conciliação segue até dia 27/11 com programação diversificada que inclui uma série de palestras e oficinas disponibilizadas à população, assim como ações para informar e sensibilizar o cidadão sobre a importância da resolução consensual de conflitos.