Programa Cidadania e Justiça na Escola atende 4 mil alunos em 2015

por ASP — publicado 2015-11-23T15:15:00-03:00

Cidadania e Justiça na Escola - GeralNa última semana, de 16 a 20/11, chegaram ao fim as visitas do Programa Cidadania e Justiça na Escola. Na semana, magistrados do TJDFT visitaram as Escolas Classe 6, 9, Incra 7, Vendinha e Chapadinha, todas de Brazlândia;  Escola Classe 303 e Cerâmica da Benção, ambas de São Sebastião; Escolas Classe 5 e 17, de Sobradinho e Escola Classe 6, do Cruzeiro.

Este ano, o Programa Cidadania e Justiça na Escola, criado pela Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB e adotado, em parceria, pelo TJDFT, Associação dos Magistrados do Distrito Federal -AMAGIS/DF e Secretaria de Estado de Educação, visitou 60 escolas públicas do Distrito Federal, ensinando noções de Direito a cerca de 4 mil estudantes.

Os magistrados voluntários que colaboram com o programa visitaram escolas do Plano Piloto e, também, de diversas cidades satélites como: Brazlândia, Samambaia, Sobradinho e Cruzeiro. Para as atividades, os alunos receberam cartilha em forma de revista em quadrinhos, que traz, de maneira didática e simplificada, explicações sobre as questões que são debatidas com os magistrados em palestras proferidas nas escolas.

Os encontros têm a finalidade de levar noções de Direito, Cidadania e Justiça aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas do DF.

O Cidadania e Justiça na Escola tem o objetivo de promover um contato direto dos estudantes com o Poder Judiciário, com o intuito de preparar os futuros cidadãos para agir de forma consciente e conhecedores dos seus direitos e deveres.

Solenidade de encerramento

No próximo dia 4/12 será realizada a cerimônia de encerramento anual do Cidadania e Justiça na Escola, a partir das 9h, no auditório Ministro Sepúlveda Pertence, no térreo do bloco A, no Fórum Desembargador Milton Sebastião Barbosa - Fórum de Brasília. O Presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal - AMAGIS-DF, desembargador Sebastião Coelho da Silva, irá prestigiar o evento.

Na ocasião, serão entregues, aos alunos e às escolas que participaram das atividades do programa, os prêmios do tradicional concurso de talentos Talmirim. O concurso é uma oportunidade para que os alunos possam expressar, de diversas formas, os conhecimentos adquiridos pelo programa. O concurso inclui as modalidades de redação, música, arte, dança, teatro e literatura.

Clique aqui e conheça mais sobre o Programa Cidadania e Justiça na Escola.