Iniciativas do TJDFT são elogiadas em Encontro de Ouvidores

por SB — publicado 2015-10-05T15:10:00-03:00

Ouvidoria TJDFTUma das iniciativas apresentadas pela Ouvidoria do TJDFT durante I Encontro de Ouvidores do Colégio Permanente de Ouvidores Judiciais, realizado em Gramado, entre os dias 30/9 e 2/10, foi recomendada no documento final do evento, a OuvidoriaWiki. Trata-se de uma solução de TI destinada a prover aos servidores do setor o rápido acesso a informações necessárias ao tratamento das manifestações recebidas e é assim mencionada na Carta de Gramado: “Os Tribunais de Justiça do Brasil, em cumprimento à Lei de Acesso a Informação, devem manter em seus sítios o máximo possível de informações de interesse público, adotando as Ouvidorias ferramentas de gestão nos moldes da OuvidoriaWiki do TJDFT”.

O TJDFT foi representado no Encontro pelo Ouvidor-Geral, Desembargador Hermenegildo Fernandes Gonçalves, e pela Coordenadora da Ouvidoria-Geral, Ana Cristina Pupe. Outras duas práticas do TJDFT foram trazidas ao encontro: o Significado de Andamentos e o Projeto TJDFT ouviu... e fez acontecer!

O Significado de Andamentos consiste em um espaço virtual onde o usuário encontra informações acerca do que significam os movimentos registrados nos processos de seu interesse. O TJDFT ouviu... e fez acontecer! dá publicidade aos benefícios e melhorias resultantes de demandas colhidas por meio da Ouvidoria. Todas as rotinas trazidas pelo TJDFT foram amplamente elogiadas pelos participantes do Encontro e diversos Tribunais revelaram interesse em adotá-las. "O TJDFT é, de fato, uma referência no exercício da atividade de Ouvidoria e todos nós temos muito a aprender com eles", afirmou o Desembargador Paulo Velten, ouvidor do Tribunal de Justiça do Maranhão.

O objetivo do Encontro de Ouvidores foi promover o compartilhamento de práticas facilmente multiplicáveis, adotadas pelas ouvidorias participantes.  O propósito é permitir que os membros do Colégio possam avaliar a aplicação dessas rotinas nos tribunais em que atuam. O Colégio Permanente de Ouvidores Judiciais foi criado durante o I Encontro Nacional dos Ouvidores dos Tribunais de Justiça do Brasil, realizado em março deste ano no TJCE. O Colégio foi instituído para permitir a atuação uniformizada das ouvidorias, por meio da discussão coletiva dos problemas por elas enfrentados.

A Ouvidoria do TJDFT recebe manifestações dos usuários por meio de formulário eletrônico, pelo telefone 0800 614646, pelo e-mail ouvidoria@tjdft.jus.br, pelo Selo Justiça, pelo fax (61) 3103-0814, por carta endereçada à Ouvidoria-Geral, que fica localizada na Praça Municipal, Lote 1, Bloco A, 5º andar, Ala C, sala 521 - Brasília/DF, CEP:70094-900, ou pessoalmente, no mesmo endereço, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. Por meio da Ouvidoria do TJDFT, sugestões de melhorias recebidas da sociedade são encaminhadas aos setores e, muitas delas, são postas em prática trazendo mais conforto e facilidades para o usuário da Justiça.