VIJ-DF participa de encontro estadual de psicólogos e assistentes sociais

por NC/SECOM/VIJ — publicado 2015-09-01T19:35:00-03:00

Vara da Infancia e da JuventudeA assessora técnica substituta da Vara da Infância e da Juventude do DF – VIJ/DF, psicóloga Viviane Amaral dos Santos, profere palestra nesta quarta-feira, 2/9, no X Encontro Estadual de Psicólogos e Assistentes Sociais do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul.

Viviane Amaral foi convidada para falar sobre o tema "Avaliação psicossocial ampliada”, metodologia criada por ela e pela equipe do Centro de Referência em Violência Sexual da VIJ – CEREVS para avaliação de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.

O objetivo da metodologia é conhecer e compreender os aspectos sociais, culturais, históricos, subjetivos, comportamentais e emocionais envolvidos antes, durante e depois dos eventos narrados sobre as denúncias de violência sexual, como um pano de fundo em que se desenrolam ações e eventos.

Viviane explica que a avaliação psicossocial ampliada prevê a participação do maior número de pessoas envolvidas na situação ou que tiveram conhecimento dos fatos e ações, sejam elas da rede social primária ou da rede social secundária da criança, tais como professores, psicólogos e médicos, entre outras.

Segundo a psicóloga, a avaliação psicossocial ampliada tem se mostrado um instrumento eficaz no assessoramento ao magistrado, bem como na condução de ações que visam à garantia de proteção e resgate de direitos violados das vítimas. Na palestra, Viviane detalhará as etapas da avaliação.

“A avaliação de casos de violência sexual realizada por psicólogos e assistentes sociais no contexto da Justiça constitui um dos maiores desafios para o profissional”, afirma Viviane. Para ela, o tema é de difícil abordagem por envolver muitas questões, que vão desde o senso comum até a ausência de evidências físicas, entre outras.