Juiz do TJDFT concede entrevista sobre os 20 anos dos juizados especiais

por ACS — publicado 2015-09-29T13:25:00-03:00

Juiz Pedro Yung-TayO juiz auxiliar da Corregedoria de Justiça do DF Pedro Yung-Tay Neto concedeu entrevista ao Jornal da Justiça na última sexta-feira, 25/9, em reportagem que tratou dos 20 anos dos juizados especiais. Os juizados especiais cíveis e criminais foram criados a partir da Lei 9.099/1995, e têm o objetivo de solucionar mais rapidamente as demandas da população, facilitando o acesso do cidadão comum ao Judiciário e, assim, agilizar a resolução de conflitos.

Segundo o magistrado, com os juizados especiais, "não apenas o caso é julgado de forma mais rápida mas, muitas vezes, com as conciliações que são promovidas nos juizados, nós temos uma efetiva pacificação social com Justiça".

Também entrevistada pelo programa, a ministra Nancy Andrighi, Corregedora Nacional de Justiça, ressaltou que, nos juizados especiais, o cidadão pode procurar pessoalmente a Justiça, não necessitando de advogado e sendo isento do pagamento de custas, o que torna a Justiça mais célere, simples e informal.

Clique na imagem ao lado para assistir ao vídeo.