Memorial do TJDFT abre exposição com porcelanas pintadas à mão na próxima segunda
Na próxima segunda-feira, 28/9, às 16h, o Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte abre a exposição “120 Anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão”, do Ateliê Bell Stipp. A mostra é composta de 50 peças de porcelanas pintadas à mão com a técnica oriental, retratando aspectos históricos e culturais da relação entre os países. A exposição ficará aberta à visitação até o dia 9 de outubro.
São jarros, pratos, bandejas, conjuntos de chá, de saquê, de sushi, entre outras peças que mostram a arte milenar de pintura sobre a porcelana, bem como dão exemplo da cultura oriental absorvida pelos brasileiros. A exposição faz parte das comemorações dos 120 anos do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão.
O Ateliê Bell Stipp é comandado por Maria Isabel Stipp, formada em pedagogia pela UnB e artista plástica desde 1984. O grupo já participou de exposições nacionais e internacionais de pintura em porcelana, incluindo exibições na Argentina e em Portugal. No Tribunal, o ateliê apresenta o resultado do trabalho de 27 artistas.
O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte foi inaugurado em 19 de abril de 2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal. O espaço abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que remetem à trajetória do TJDFT. Vinculado à 1ª Vice-Presidência, coordenada pela desembargadora Carmelita Brasil, o Memorial está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília.
O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para tanto, basta entrar em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893/5863.