Nova cartilha do Programa Cidadania e Justiça na Escola é lançada com temas atualizados

por ASP — publicado 2015-09-30T20:10:00-03:00

Cidadania e Justiça na Escola

Na manhã desta quarta-feira, 30/9, a sétima edição da cartilha do Programa Justiça e Cidadania na Escola foi lançada em evento realizado na Escola Classe da 308 Sul. O lançamento foi uma realização da Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB.Cidadania e Justiça na Escola

O evento foi aberto pelo presidente da AMB, Juiz João Ricardo Costa, e contou com a presença do Secretário de Educação do DF, Júlio Gregório. Representando a Associação dos Magistrados do DF - Amagis-DF, as juízas do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT Marcia Lobo e Theresa Karina de Figueiredo Barbosa, Vice-presidente e Diretora de Comunicação da Associação, respectivamente, prestigiaram o lançamento.

Durante a programação, as crianças participantes do evento tiveram a oportunidade de assistirem a uma apresentação de teatro com a companhia Néia e Nando. A peça "Um dia para não ser esquecido" apresentou temas sobre alienação parental e guarda compartilhada.

A sétima versão da cartilha aborda novas noções de Justiça, como Justiça Restaurativa, Conciliação de Conflitos, Lei Maria da Penha e Mediação, entre outros temas da atualidade, como bullying, meio ambiente, alienação parental e relações homoafetivas. Os assuntos são destacados na publicação de forma lúdica por meio de histórias em quadrinho. A nova cartilha apresenta como personagens principais o Brasileirinho e a Têmis - deusa da Justiça -, que esclarecem situações diversas do cotidiano das pessoas com orientações claras sobre as  medidas que devem ser tomadas em cada ocasião.

Com linguagem simples e ilustrações do cartunista Marcos Vaz, a nova cartilha será distribuída gratuitamente, em 2016, em todas as escolas públicas do Distrito Federal participantes do Programa Cidadania e Justiça na Escola. A ação também deverá se estender para as escolas públicas participantes do Programa nos outros estados.

O Programa Cidadania e Justiça na Escola foi lançado, oficialmente em 1992, pela Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB. Em 2001, o Programa foi adotado pelo TJDFT e pela AMAGIS/DF. Foi assinado convênio com a Secretaria de Educação do DF para execução do projeto no Distrito Federal, parceria que permanece até os dias de hoje. Assim, o Programa Cidadania e Justiça na Escola, atualmente, é parte integrante das ações promovidas pelo TJDFT, AMAGIS-DF e pela Secretaria de Educação do DF.

O projeto existe desde 1992 em âmbito nacional com objetivo de conscientizar professores e alunos sobre seus direitos e deveres, levando aos alunos do quinto ano do Ensino Fundamental importantes noções de Justiça, além de informar sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria e dos demais serviços jurisdicionais.

(com informações da Amagis-DF)