Novo circuito de câmeras traz mais segurança ao TJDFT

por SS — publicado 2015-09-29T13:45:00-03:00

A modernização do Circuito Fechado de Televisão – CFTV do Tribunal está prestes a ser concluída nos Blocos A, B e C do Fórum de Brasília. O novo sistema contempla, além das câmeras, a instalação de software de análise de vídeos e botões de emergência, dentre outros equipamentos.

As novas câmeras possuem resolução no mínimo em HD (1280 x 720 pixels) e permitem a captura de imagens mesmo em ambientes inadequadamente iluminados, pois contam com mecanismos que corrigem essas distorções. Isso representa um grande avanço para a atividade de segurança, uma vez que as máquinas antigas, instaladas há cerca de 10 anos, possuem baixa resolução (704 x480 – similar às câmeras VGA dos primeiros celulares) e não detêm qualquer recurso de correção de iluminação.

Além desses aspectos, o novo sistema conta com aplicativos de análise de vídeo e botões de emergência. Os aplicativos têm a capacidade de detectar padrões suspeitos nas imagens, tais como: violação de câmera, aglomeração de pessoas, abandono de objetos, pessoas cruzando linhas previamente definidas pelo operador, dentre outros. Ao detectar mudanças nesses padrões, o sistema emitirá um alerta na central de operações, que por sua vez vai desencadear uma série de ações a fim de averiguar a gravidade da situação.

De forma similar, funcionarão os botões de pânico, os quais serão instalados, em princípio, nos balcões de atendimento e nas salas de audiência. Esses aparelhos também enviarão alertas à central de operações que, em caráter de emergência, pode notificar uma equipe para verificar a ocorrência.

Com a melhoria dos equipamentos, o TJDFT pretende aprimorar significativamente a segurança da Casa. Os novos sistemas eletrônicos vão contribuir para que o corpo de agentes possa proteger as pessoas e o patrimônio público envolvidos na atividade jurisdicional.