Presidente do TJDFT dá posse a novo Juiz de Direito

por AB — publicado 2015-09-10T15:50:00-03:00

posse juiz substituto Carlos Alberto SilvaO Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, deu posse, nesta quinta-feira, 10/9, ao juiz substituto Carlos Alberto Silva, no cargo de Juiz de Direito da Justiça do Distrito Federal e Territórios. O magistrado foi promovido pelo critério de merecimento, conforme a Portaria GPR 1.594/2015, por decisão do Tribunal Pleno, em 25/8, para exercer a titularidade da Vara Criminal e Tribunal do Júri da Circunscrição Judiciária de São Sebastião.

A cerimônia, realizada no Gabinete da Presidência, reuniu magistrados, servidores e familiares. Após prestar compromisso e assinar o Termo de Posse, o novo juiz proferiu palavras de agradecimento a Deus e à família, agradecendo ainda os obstáculos encontrados e superados ao longo do caminho. Destacou que, além do aprendizado acadêmico, as lições que lhe foram ensinadas, desde a infância, sobre o certo e o errado, foram essenciais, tendo, estas últimas, grande peso em sua vida e carreira. Por fim, disse que uma de suas principais características é o inconformismo. "Sou um inconformado. Inconformado com o que é errado. Mas também sou agradecido. E agradeço a este Tribunal a oportunidade de poder fazer justiça", afirmou.

Na sequência, o Presidente Getúlio de Moraes declarou que este é um dia especial, tanto para o empossando quanto para o Tribunal. Lembrou que a carreira da magistratura é difícil e, da mesma forma, sua promoção. Mas afirmou que esta Administração tem se empenhado em fortalecer o 1º Grau de Jurisdição, sendo mesmo seu compromisso prioritário, uma vez que "o Judiciário de 1º Grau é o coração da Justiça". Falou sobre o teste a que são submetidos diariamente os juízes substitutos, que precisam olhar de forma diferente as ações de cada área por onde passam (cível, criminal, infância, etc) e finalizou dizendo que o júri é, constitucionalmente, uma instituição e, por isso, o Tribunal sempre teve muito cuidado com a escolha dos magistrados designados para essa área. Assim, tendo o juiz Carlos Alberto Silva sido eleito, por unanimidade, para ocupar tal serventia, esta é a prova da confiança que o Tribunal deposita nele.

Natural de Unaí-MG e graduado pela AEUDF, o juiz Carlos Alberto Silva ingressou na magistratura local em 18/4/2008, tendo desempenhado suas atribuições em várias serventias, enquanto juiz substituto, e ainda atuado, como juiz convocado, junto ao TRE-DF.

Antes de se tornar juiz, foi analista judiciário do TJDFT, ocupou o cargo de Advogado da União, trabalhou no Conselho da Justiça Federal, no Ministério do Desenvolvimento Agrário e na Casa Civil.