Representante do Ministério de Relações Internacionais da Itália conhece Programa Justiça Comunitária

por ACS — publicado 2015-09-24T17:10:00-03:00

justica comunitaria ceilandiajustica comunitaria ceilandiaO Programa Justiça Comunitária - PJC recebeu, nessa quarta-feira, 23/9, em sua sede, no Fórum de Ceilândia, a visita de Moreno Caporalini, Diretor-Geral da Câmara de Arbitragem Internacional da Palestina, ligada ao Ministério de Relações Internacionais da Itália. Caporalini, acompanhado de sua esposa e tradutora, a brasileira Márcia Caporalini, está visitando os Núcleos de Mediação do TJDFT e se interessou em conhecer também a Justiça Comunitária.

A juíza-coordenadora do PJC, Gláucia Falsarella Foley, e a juíza Luciana Yuki Fugishita Sorrentino, Coordenadora do CEJUSC/Brasília, recepcionaram os visitantes. A juíza Gláucia Falsarella falou sobre o desenvolvimento das atividades do Programa no Distrito Federal; as peculiaridades da mediação comunitária, enfatizando a importância da escuta acolhedora das partes, feita pelo agente comunitário; bem como a prática dialógica para a resolução dos conflitos, diversamente daquela comumente feita na condução de um processo por um juiz, em que o enfoque se mantém no contraditório.

Moreno Coporalini ressaltou o valor de a atuação do Programa se dar por intermédio dos agentes comunitários, que são voluntários integrantes da própria comunidade na qual trabalham, com conhecimento e, portanto, com mais intimidade com seus membros. Destacou, ainda, que há países que, considerando-se desenvolvidos, não atentam para aprender muito do que se faz em outras nações. 

No encontro, Caporalini conversou também com agentes comunitários e buscou mais informações sobre suas práticas e experiências. A agente Maria Suely Ribeiro convidou o visitante para assistir a uma discussão de triagem, momento em que a equipe se reúne e, em seus diversos saberes, passa a avaliar as melhores possibilidades de atuação do Programa em uma demanda a ele trazida. O convite foi aceito e, ao final, o diretor declarou-se agradecido e muito bem impressionado com o trabalho da Justiça Comunitária do DF, parabenizando a todos que o realizam.