TJDFT conta com 33 novos Juízes de Direito do DF

por ACS — publicado 2015-09-24T10:35:00-03:00

Posse dos novos juízesposse 33 juizesNesta quarta-feira, 23/9, o TJDFT passou a contar com 33 novos juízes de direito do Distrito Federal, aprovados no XLI Concurso Público. A solenidade de posse, marcada pela elegância e alegria, foi conduzida pelo Presidente do Tribunal, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, que abriu a sessão. A mesa contou com a presença dos desembargadores: Carmelita do Brasil, 1ª Vice-Presidente, Waldir Leôncio, 2º Vice-Presidente, Romeu Gonzaga Neiva, Corregedor de Justiça, Sebastião Coelho, Presidente da AMAGIS -DF, e Leonardo Bessa, Procurador-Geral do MPDFT. A solenidade ocorreu no Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. 

Com a posse dos novos juízes sobe para 375 o número de magistrados da Corte. Os juízes, que tem entre 25 e 38 anos de idade, são em sua maioria nascidos em Brasília, mas há, também, mineiros, paulistas, cariocas e goianos. São 17 homens e 16 mulheres. Cinco são ex-servidores do TJDFT: Thaís Araújo Correia, Paulo Marques da Silva, David Doudement Campos Joaquim Pereira, André Gomes Alves e Raquel Mundim Moraes Oliveira Barbosa.

Entre os demais juízes estão advogados da união, membros do MP, delegado, analistas legislativos e judiciários, advogados e outros. São eles: Lianne Pereira da Motta Pires Oliveira, Indiara Arruda de Almeida Serra, Maria Augusta de Albuquerque Melo Diniz, Enio Felipe da Rocha, Luciana Gomes Trindade, Ana Beatriz Brusco, Rogério Faleiro Machado, Alessandro Marchio Bezerra Gerais, Tarcisio de Moraes Souza, Vitor Hugo Aquino de Oliveira, Felipe Costa da Fonseca Gomes, Luana Lopes Silva, João Gabriel Ribeiro Pereira Silva, Maryanne Abreu, Evandro Moreira da Silva, Bianca Fernandes Pieratti, Newton Mendes de Aragão Filho, Wellington da Silva Medeiros, Patrícia Vasques Coelho, Débora Cristina Santos Calaço, Jerônimo Grigoletto Goellner, Gisele Nepomuceno Charnaux Sertã, Verônica Capocio, Eduardo da Rocha Lee, Maria Cecília Batista Campos, Joel Rodrigues Chaves Neto, Filipe Mascarenhas Tavares e Christiane Nascimento Ribeiro Cardoso Campos. 

A posse foi prestigiada por magistrados, amigos e familiares, que demonstraram a alegria pela difícil conquista. O concurso para magistratura é feito em diversas etapas, com provas objetivas, discursivas e oral, sob a supervisão da 1ª Vice-Presidente do TJDFT, desembargadora Carmelita Brasil. A juíza Thaís Araújo Correia, 1ª colocada, discursou (clique aqui) em nome dos colegas, ressaltou e agradeceu a todos que ajudaram na vitória de cada um. Servidora há 11 anos do Tribunal, enalteceu a importância do cargo, a aplicação concreta da lei e também o olhar humano aos casos julgados e as pessoas envolvidas em cada conflito. O desembargador Waldir Leôncio falou em nome da Corte, quebrou o protocolo, destacando logo no inicio de suas palavras "gente jovem e bonita" que agrega valor a justiça do DF (clique aqui para ler o discurso na íntegra).

Os novos juízes substitutos do TJDFT vão atuar nas diversas varas do DF. Já nesta quinta-feira, dia 24/9, iniciam, concomitantemente com o trabalho, o Curso de Formação Inicial da Carreira da Magistratura do TJDFT, promovido pela Escola de Administração Judiciária – Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro do TJDFT. O curso engloba várias ações práticas pela magistratura, entre elas: visitas aos presídios, simulações de audiências, bem como os módulos para conhecimento dos sistemas informatizados, prática judicante, técnicas de conciliação e mediação e direito e interfaces não jurídicas. A Escola é vinculada à Presidência do TJDFT e dirigida pelo  desembargador George Lopes Leite.