TJDFT dobra número de sessões de conciliação de 2015 em relação a 2014
O TJDFT dobrou do ano passado para este ano o número de sessões de conciliação designadas. Em 2014 foram designadas 3.289 sessões e em 2015 foram 6.821. No ano passado foram atendidas 5.911 e neste ano, até agora, foram atendidas 7.088. As informações são do relatório estatístico da pauta concentrada. As conciliações e mediações são realizadas pelos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e de Cidadania de Brasília – CEJUSCs, instalados pelo Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação – NUPEMEC do TJDFT.
Esse aumento ainda será mais significativo após a 10ª edição da Semana Nacional de Conciliação, promovida em todo o país pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, e que acontecerá do dia 23/11 a 27/11. No TJDFT, o evento terá duas semanas de duração, com início no dia 16/11. Além das conciliações, o NUPEMEC vai promover outras atividades, como oficinas, cursos de prespostos, implantação de pautas específicas, entre outros.
O NUPEMEC é responsável por implantar e desenvolver a Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesse no âmbito do TJDFT. Entre as suas atribuições estão: instalar Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania - CEJUSCs; atuar na interlocução com outros tribunais, entidades públicas e privadas, universidades e instituições de ensino e incentivar ou promover capacitação, treinamento e atualização permanente de magistrados, servidores, conciliadores e mediadores nos métodos consensuais de solução de conflitos.
O Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (NUPEMEC) e os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) são unidades integrantes da Segunda Vice-Presidência do TJDFT, coordenadas pelo desembargador Waldir Leôncio, cuja atuação é orientada pela Resolução nº 125/10 do CNJ.