TJDFT realiza palestras sobre o novo CPC e sua aplicação nesta segunda-feira

por ACS — publicado 2015-09-14T09:20:00-03:00

Palestra CPCDurante o evento será distribuído o volume 106, da Revista de Doutrina e Jurisprudência do TJDFT

Nesta segunda-feira, 14/9, o TJDFT, por meio de sua Escola de Administração Judiciária, realiza, das 17 às 19h, ação educacional sobre o novo Código do Processo Civil (CPC). O evento vai propiciar aos participantes a discussão, em linhas gerais, do modelo de processo cooperativo trazido pelo novo CPC, bem como identificar a nova técnica de julgamento, trazida pela ampliação da colegialidade, distingui-la dos embargos infringentes e avaliar seus prós e contras. O evento acontecerá no Auditório Ministro Sepúlveda Pertence - térreo do Bloco A do Fórum de Brasília e será aberto para magistrados, servidores e para o público externo. O prazo para inscrições foi encerrado no dia 7/9.

Os palestrantes serão os desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, respectivamente Alexandre Freitas Câmara, que  falará sobre “O princípio da cooperação no novo Código de Processo Civil” e Arnoldo Camanho de Assis, que vai abordar a “Ampliação da Colegialidade”.

O desembargador Arnoldo Camanho de Assis é professor de Direito Processual Civil na Escola de Administração Judiciária do TJDFT, da Escola da Magistratura do Distrito Federal, da ATAME Pós-graduação, e de diversos cursos no Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP. Graduado pela Universidade de Brasília, onde cursou o Mestrado em Direito e Estado, é pós-graduado pela Academia de Direito Internacional de Haia, na Holanda, e pela Universidade de Coimbra, em Portugal. Doutorando em Direito Constitucional na Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires. Também é membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual e da Academia Brasileira de Direito Processual Civil.

desembargador Alexandre Freitas Câmara é professor de Direito Processual Civil em diversas instituições no Rio de Janeiro. Autor de vários livros e artigos científicos na área do Direito Processual Civil. É membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual, da Academia Brasileira de Direito Processual Civil, do Instituto Ibero-Americano de Direito Processual e da Associação Internacional de Direito Processual. Doutorando em Direito Processual Civil na PUC Minas.

Durante o evento, será distribuído o volume 106, nº. 2, da Revista de Jurisprudência - RDJ, composta exclusivamente de artigos científicos que versam sobre temas do novo Código de Processo Civil, proporcionando a aquisição e disseminação de conhecimento.

A RDJ - Revista de Doutrina e Jurisprudência do TJDFT passou, neste ano de 2015, por uma ampla reformulação que teve como finalidade a produção de um periódico científico, visando alcançar a qualificação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, referência para uma revista de qualidade, tecnicidade e cientificidade.