TJDFT recebe a visita de magistrados do Mercosul

por AB — publicado 2015-09-25T18:30:00-03:00

TJDFT recebe magistrados do MercosulO Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, e o Corregedor da Justiça do DF, desembargador Romeu Gonzaga Neiva, receberam, no início da tarde de hoje (25/9), uma comitiva de seis magistrados do Mercosul, participantes do Programa Joaquim Nabuco, do Supremo Tribunal Federal. São eles: Jaime Álvarez Astete e Marisol Leiva Pinol, da Corte Suprema de Justiça do Chile; Pili Etelvina Rodríguez, da Corte Suprema de Justiça do Paraguai; Fabrizio Terán Ludwick, do Tribunal Constitucional do Peru; e Lina Silvia Fernandez Lembo e Marcelo Enrique Souto Etchamendi, da Suprema Corte de Justiça do Uruguai.

Na ocasião, o Presidente do Tribunal falou sobre a estrutura e o funcionamento da Justiça local, versando sobre características, alcance, composição, volume de processos, produtividade, monitoramento dos recursos, peculiaridades, Processo Judicial eletrônico (PJe), entre outros. Os magistrados se mostraram muito interessados nos temas debatidos, em especial no PJe cuja implantação em seus países ainda se encontra bastante incipiente.

A visita foi acompanhada pelos juízes assistentes da Presidência, Fabrício Fontoura Bezerra e Eduardo Henrique Rosas, e pelo Secretário Geral do TJDFT, Celso Netto, que apresentou à comitiva números sobre as ações recebidas em 1º e 2º Grau, bem como sobre os painéis de monitoramento desenvolvidos a partir da ferramenta de Business Intelligence Qlikview, que tem assessorado a Administração na gestão dos recursos da Casa.

Após deixarem o gabinete da Presidência, e passarem rapidamente pela sala onde atualmente são realizadas as sessões plenárias, os visitantes tiveram como destino a 3ª Vara Criminal e a 5ª Vara de Família, ambas da Circunscrição Judiciária de Brasília, as instalações do Serviço de Redução a Termo - onde são recepcionadas as demandas de PJe distribuídas aos Juizados Especiais Cíveis - e a Vara da Infância e da Juventude do DF (clique e veja como foi a visita).

Criado pelo Supremo Tribunal Federal, o Programa Joaquim Nabuco tem como objetivo estimular o conhecimento mútuo das realidades jurídicas do Mercosul, contribuindo para o fortalecimento do Bloco e para a promoção da segurança jurídica na região, como fator de estabilidade política, econômica e social.