TJDFT treina recepcionistas e ascensoristas para atender as pessoas com deficiência

por SB — publicado 2015-09-30T13:05:00-03:00

Curso NICCurso NICEm prosseguimento às ações comemorativas do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado no último dia 21/9, o TJDFT promove, por meio do Núcleo de Inclusão em parceria com o Serviço de Recepção da Casa, treinamentos voltados para os terceirizados que atuam como recepcionistas e ascensoristas. "O Atendimento Inclusivo" e a Oficina de Noções Básicas de Libras são os temas abordados em três encontros iniciados na manhã dessa terça-feira, 29/9, que continuam hoje, 30/9, e encerram-se na sexta-feira, 2/10.

As ações são realizadas das 8h30 às 11h30, no Fórum de Brasília, e são ministradas pela especialista em libras Ester Lima e pelo especialista em Exercício e Saúde em Populações Especiais Gabriel Dantas, ambos servidores do TJDFT.

No último dia 29 de junho, o TJDFT regulamentou, por meio da Portaria Conjunta 63/2015, seu Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência, com o propósito de “promover a remoção das barreiras atitudinais, físicas, arquitetônicas e de comunicação, com vistas à promoção da acessibilidade e à garantia dos direitos das pessoas com deficiência no contexto institucional”. Em agosto, a Resolução 12/2015, que dispõe sobre o teletrabalho no TJDFT determinou que seja concedida prioridade aos servidores com deficiência para o exercício dessa modalidade laboral. A Portaria GPR 1636/2015, que veio em seguida, confere prioridade para magistrados e servidores com deficiência ou mobilidade reduzida, nas vagas para cursos a distância ofertados ou realizados em parceria com a Escola de Administração Judiciária – Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro.

O Núcleo de Inclusão é uma iniciativa pioneira do TJDFT. Com sua criação, por meio da Portaria GPR 811/09, alterada pela Portaria 1465/2014, o Tribunal tornou-se o primeiro a contar com uma estrutura específica para promover a inclusão social das pessoas com deficiência, antecipando-se à Recomendação 27 do Conselho Nacional de Justiça, que prescrevia a adoção de medidas inclusivas.

Clique aqui para baixar folder virtual sobre o Programa de Inclusão do TJDFT.