Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Alunos de Direito do IESB visitam o TJDFT

por SS — publicado 12/04/2016

Na tarde desta terça-feira, 12/4, o Tribunal recebeu a visita de estudantes do curso de Direito do Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB. Sob supervisão do professor Fabrício Lopes, os 23 alunos foram recebidos pela equipe do Memorial do TJDFT no hall do Palácio Ruy Barbosa e, na sequência, acompanharam parte da sessão do Conselho Especial, na Sala de Sessões Plenárias.

Em seguida, os estudantes conheceram o acervo e as instalações do Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, onde assistiram ao vídeo “50 anos do TJDFT”. Ainda no Memorial, eles tiveram palestra do juiz Gilmar Tadeu Soriano, que compartilhou suas experiências de vida, desde os tempos de aluno de Direito até sua atuação como magistrado. Sobre a magistratura, ainda, o juiz tratou de tópicos como jurisdição, competência, independência, autonomia e sobre realidades diversas do sistema jurídico brasileiro. Ao final, o juiz Gilmar Soriano deu sua dica aos alunos: “aproveitem a academia!”, reiterando que os estudos na faculdade podem valer para toda a vida.

Por último, os alunos tiveram palestra sobre as atividades de conciliação e mediação no Tribunal com Talitha Selvati, Coordenadora do Centro Judiciário de Resolução de Conflitos e de Cidadania, CEJUSC, de Brasília. Ela falou sobre novas formas de acesso à Justiça e aspectos de cidadania e mudança cultural trazidos pela Resolução 125/10 do CNJ, que trata da Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário. Ela também ressaltou o desafio de atender a alta demanda de conciliações após a vigência do novo CPC, e deu exemplos de ações específicas do TJDFT para melhor atender o cidadão, como a oficina de parentalidade promovida pelo CEJUSC de Família.

O professor Fabrício Lopes elogiou a visita e agradeceu a receptividade da Casa. “As visitas guiadas ao Memorial, a oportunidade de acompanhar sessões do Conselho Especial e as palestras que temos aqui são sempre de grande interesse acadêmico, sendo inclusive requisitadas pelos próprios alunos”, disse o professor do IESB.

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, localizado no 10º andar do bloco A, ala A, funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e abre seu espaço para visitas espontâneas e monitoradas. Se você deseja trazer o seu grupo ou escola, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelo telefone (61) 3103-5893 e reserve seu horário.

Palavras-chave
Memorial TJDFT