Estudantes do Chile visitam o TJDFT

por SS — publicado 2016-04-05T17:55:00-03:00

studantes do Chile visitam o TJDFT Na tarde desta terça, 5/4, o TJDFT recebeu a visita de seis estudantes intercambistas do Programa Teixeira de Freitas. Os chilenos foram recebidos pelo Cerimonial do Tribunal e, na sequência, visitaram o Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, onde assistiram ao vídeo “50 anos do TJDFT” e conheceram o acervo do Memorial.

Em seguida os estudantes tiveram um encontro com o juiz Assistente da Presidência, Fabrício Fontoura Bezerra, e com o Coordenador da Coordenadoria de Correição e Inspeção Judicial, Alexandre Correia de Aquino, na sala de reuniões da Presidência, no 1º andar do Palacinho.

No encontro, eles puderam aprender sobre a estrutura do Poder Judiciário no Brasil e, em particular, a do TJDFT; tiveram um resumo sobre os fluxos processuais, tanto do CPC quanto do CPP, e ainda conheceram as estatísticas da Justiça do Distrito Federal, que hoje conta com 210 serventias judiciais e lida com 535.388 processos, mais 261.189 processos em tramitação na Vara de Execução Fiscal do DF.

O juiz Fabrício Fontoura Bezerra destacou, ainda, importantes e recentes mudanças da nossa Justiça: o tratamento especial que os casos de violência doméstica passaram a receber do ordenamento jurídico; a implementação de procedimentos eletrônicos em substituição aos processos em papel; e a instalação dos centros de solução de conflitos, como importante forma de se chegar à paz social.