Gestão da Qualidade do TJDFT recebe recertificação ISO 9001

por ACS — publicado 2016-04-12T10:00:00-03:00

gestão da qualidade iso 9001De 4 a 8/4, o Tribunal foi avaliado para aferir a sua conformidade com a norma ISO 9001:2008 e recebeu a recertificação. A auditoria externa foi realizada pela Auditora Líder Arlete Martini, do Instituto Falcão Bauer da Qualidade - IFBQ, organismo certificador de sistemas credenciados junto ao INMETRO.

Na reunião de encerramento, dia 8/4, com os gestores do Comitê de Gestão da Qualidade, a auditora recomendou “com louvor” a recertificação ISO 9001, por não ter sido evidenciada "Não-Conformidade", e pelas boas práticas de gestão adotadas pelas áreas que integram o sistema de gestão da qualidade, reguladas pelos preceitos da Norma ABNT NBR 9001:2008. Também parabenizou o Tribunal por pautar suas ações na valorização de líderes, na busca pelo cumprimento de metas, na otimização dos resultados e por conseguir o envolvimento e comprometimento de seus servidores para o alcance de seus objetivos. Clique aqui e saiba quais escopos obtiveram a recomendação.

No dia 7/4, a auditora foi recebida pelo Ouvidor-Geral deste Tribunal, desembargador Hermenegildo Fernandes Gonçalves, após a conclusão das atividades de auditoria nas áreas da Ouvidoria. Em seguida, apresentou os resultados dos trabalhos dos escopos pertencentes às áreas da Corregedoria, da Secretaria Judiciária, da Ouvidoria-Geral, da Secretaria de Recursos Humanos e da Secretaria de Assistência e Benefícios para o Corregedor de Justiça, desembargador Romeu Gonzaga Neiva, com a presença do juiz Pedro Yung-Neto.

Com o objetivo de verificar o atendimento a requisitos específicos da norma ISO, a Auditora também realizou visita à SEMA/COMP, SETIC e SEOF.

Atualmente, o SGQ conta com 1 Manual da Qualidade; 1 Manual de Cargos e Funções; 1 Declaração da Política da Qualidade; e 1 Declaração dos Objetivos da Qualidade; além de 5 Procedimentos Documentados; 37 Instruções de Trabalho e de 40 formulários, por meio dos quais são definidas, pelos responsáveis, as atividades a serem executadas e os seus respectivos registros. Essa documentação visa assegurar o planejamento, a operação e o controle eficaz dos processos de trabalho, e está disponível na Intranet/ Institucional/ Gestão da Qualidade.

Desde o início da implantação do sistema no Tribunal, em março de 2010 até o dia 08 de abril de 2016, foram emitidos e tratados pelas unidades certificadas 1.333 registros de ocorrência e 635 registros de ação, com 98,7% dos planos de ação corretiva, preventiva e de melhoria considerados eficazes.

Com o empenho dos gestores e colaboradores das áreas na recertificação ISO 9001:2008 desta Casa, espera-se a manutenção e evolução dos objetivos de celeridade dos serviços; a satisfação dos usuários; a eliminação de desperdícios; a racionalização de procedimentos; o desenvolvimento de trabalhos em equipe; a valorização dos servidores; a melhoria das condições de trabalho e do aumento da confiança dos jurisdicionados; bem como a contribuição com o aumento da credibilidade institucional, por meio do reconhecimento em âmbito nacional de suas atribuições.

Clique aqui e veja os resultados da 12ª medição.