Projeto de juízes e defensores do DF leva noções de Direito a jovens da rede pública

por TT — publicado 2016-04-26T11:55:00-03:00

Falando DireitoNa última terça-feira, 19/4, juízes e defensores públicos do DF lançaram, no auditório do Tribunal do Júri do Fórum do Núcleo Bandeirante, o projeto “Falando Direito”. O objetivo da iniciativa é levar gratuitamente noções de Direito para estudantes, pais e professores da rede pública de ensino. Nesta terça-feira, 26/4, o projeto foi destaque no Bom Dia DF e no site G1

Em entrevista ao Bom Dia DF, a juíza do TJDFT Theresa Karina Barbosa falou sobre a importância do projeto “Falando Direito” na construção do conceito de cidadania entre os jovens para que eles possam demandar seus direitos e conhecer seus deveres. Além disso, a magistrada ressaltou o papel da Justiça nesse processo. “Para que a gente confie na Justiça, é preciso conhecer a Justiça. A Justiça está aberta para se deixar conhecer e transmitir conhecimento é cumprir essa função educativa, que precede a punitiva”, enfatizou.

Mais de 200 estudantes do Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Riacho Fundo compõem a primeira turma do projeto, uma parceria entre a Associação dos Magistrados do Distrito Federal – Amagis-DF, a Associação Nacional dos Defensores Públicos – ANADEP e a empresa Aula Móvel. Durante o lançamento da iniciativa, o Presidente da Amagis-DF, desembargador Sebastião Coelho, defendeu que as associações têm o dever de se conectar com as ações sociais em prol da sociedade. "As instituições têm que ir além da pauta corporativa, pois nós, operadores do Direito, temos que servir à sociedade. Hoje, estamos ajudando a construir sonhos. E isto não tem preço", afirmou.

O projeto “Falando Direito” conta com o juiz do TJDFT Fabio Francisco Esteves na coordenação pedagógica, e outros 10 juízes inscritos como voluntários. Para desenvolver o protagonismo do jovem na condição de cidadão, por meio do ensino do Direito, com foco na sua preparação para vestibulares e concursos públicos, o projeto oferece cursos presenciais e a distância. Entre as disciplinas oferecidas estão: Direito Constitucional (direitos e deveres fundamentais), Administrativo, Civil, do Consumidor, Penal, Noções de Processo Penal e Processo Civil, Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, entre outros.

As aulas da primeira turma acontecerão, em espaço cedido pelo TJDFT, no auditório do Tribunal do Júri do Núcleo Bandeirante. O curso é composto por três módulos: um para estudantes, às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h; outro para professores, bimestralmente, às quartas-feiras, com aulas expositivas dialogadas; e um para a família, realizado toda última quarta-feira do mês, também com aulas expositivas dialogadas.

Para mais informações sobre o projeto e sobre como participar, clique aqui.