Novos juízes do TJDFT assistem à palestra do ministro Humberto Martins

por MLC — publicado 2016-04-05T17:15:00-03:00

Novos juízes do TJDFT participam de palestraNa tarde dessa segunda-feira, 4/4, os juízes recém empossados, em continuidade ao Curso de Formação Inicial para Magistrados do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT, assistiram à palestra do ministro Humberto Martins, Diretor-Geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

O ministro afirmou que os magistrados devem tornar-se agentes responsáveis, técnica e eticamente, pela promoção da paz social. “O Brasil passa por relevantes transformações sociais, em que o Poder Judiciário vem contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento da sociedade e do fortalecimento da cidadania”, avaliou Humberto Martins.

Durante a palestra, o ministro ressaltou a importância de uma formação integral dos magistrados brasileiros, embasada, sobretudo, no humanismo. “É necessário que nós, juízes, estejamos conscientes de nosso papel de transformadores sociais, de agentes promotores da paz social. Devemos sempre ter em mente que é preciso aproximar, ainda mais, o Poder Judiciário da realidade dos cidadãos, na certeza de que cada processo encerra uma vida”, comentou o ministro.

O diretor-geral da Enfam destacou a relevância do curso de formação inicial, no qual são tratados temas relevantes para direcionar a formação inicial de juízes recém-ingressos, com a intenção de contribuir para que estejam preparados para o enfrentamento dos problemas sociais demandados ao Poder Judiciário com profissionalismo e responsabilidade social.

O ministro foi recepcionado pelo Diretor da Escola de Formação Judiciária do TJDFT – Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro, desembargador George Lopes Leite, e pelo Coordenador, juiz Hilmar Castelo Branco Raposo Filho, que ressaltaram a consideração e a atenção do ministro com a Escola.

Com informações da Enfam