PJC abre novo processo de seleção para Agentes Comunitários

por ACS — publicado 2016-04-06T17:40:00-03:00

seleção de agentes comunitáriosO Programa Justiça Comunitária (PJC), do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), abriu novo processo de seleção (vagas remanescentes) para agentes comunitários, para atuação na cidade de Ceilândia.

O Agente Comunitário de Justiça e Cidadania tem um papel relevante na solução pacífica dos conflitos e dos problemas de sua própria comunidade, estimulando a organização de seus integrantes no sentido de resolver questões relativas à coletividade. Seu trabalho envolve a educação para os direitos, a animação de rede sociais, com a articulação de vários setores para o bem comum, e o exercício da mediação comunitária, que consiste também numa prática social. Atualmente o PJC tem trabalhado ainda com três projetos específicos: Vozes da Paz (nas escolas), Ubuntu (racismo) e Fênix (com catadores de materiais recicláveis).

Os candidatos selecionados terão capacitação promovida pelo Programa Justiça Comunitária, abrangendo direitos dos cidadãos, mediações de conflitos e formação de redes sociais, e poderão treinar formas de comunicação mais eficazes, a escuta ativa e linguagens capazes de “traduzir” as leis para os cidadãos comuns. A ideia é intensificar a prática da mediação e favorecer que os participantes de um conflito construam uma solução justa e satisfatória para todos, por meio do diálogo, sem julgamento ou aconselhamento.

Durante seu exercício no PJC, o Agente Comunitário participará também de atividades que integram o processo de educação continuada, por meio de palestras, aulas, dinâmicas de grupo, atividades lúdicas, além de programações sociais.

Para atuar como Agente Comunitário é necessário ter no mínimo 18 anos, ter vínculo com Ceilândia e ter cursado o ensino fundamental. Por ser um trabalho voluntário, não há vínculo empregatício ou funcional e nem quaisquer obrigações de natureza previdenciária ou afins, conforme o art. 1º, da Lei 9.608/98.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo telefone 3103-6780 ou pelo site do TJDFT (clique aqui para acessar o formulário). O candidato também poderá se inscrever na sede do PJC (Fórum de Ceilândia), nos dias do curso Justiça Comunitária e Cidadania, que se realizará nos próximos 25, 27, 29 e 30 de abril.