PJe – metade das petições intermediárias e 40% das iniciais são enviadas via internet
Após 1 ano e 8 meses do início da implantação do Processo Judicial Eletrônico – PJe no âmbito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT, as estatísticas mostram que, das 88.853 petições iniciais recebidas nas serventias que já operam com o sistema, 35.478 foram encaminhadas pela internet, o que equivale a quase 40%. Para as petições intermediárias, o percentual sobe para quase 50% dos 293.747 pedidos apresentados. Os números são expressivos na medida em que representam agilidade e facilidade para partes e advogados que não precisam se deslocar aos fóruns para apresentar as peças.
O PJe está sendo implantado inicialmente nos Juizados Especiais, serventias que permitem a propositura de ação sem a assistência de advogado, mediante redução a termo. Nesse período, foram realizadas 41.991 reduções a termo a pedido das partes, no Serviço de Redução a Termo. Houve também 11.384 ações iniciadas a partir das salas dos advogados instaladas nos fóruns onde já existem serventias operando com o PJe.
Das petições intermediárias, 147.838 foram feitas nas salas dos advogados, 2.425 nas unidades judiciais e 143.484 via internet. Tudo isso representa 178.962 deslocamentos a menos para partes e advogados em seu trabalho diário, permitindo economia de tempo e combustível, e promovendo benefício ao meio-ambiente.