Senador é condecorado com a Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal

por GMS — publicado 2016-04-19T17:15:00-03:00

Condecoração do senador Hélio JoséO Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio Moraes de Oliveira, condecorou, na tarde dessa segunda-feira, 18/4, o senador Hélio José com a Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios. A cerimônia ocorreu no gabinete da Presidência do TJDFT, onde o agraciado, que não pode comparecer à solenidade oficial no dia 8/4, recebeu a comenda em seu grau máximo: o Grão-Colar.

O ato contou com a presença da desembargadora Carmelita Brasil, 1ª Vice-Presidente do Tribunal, Conselheira e Secretária da Ordem; do desembargador Mário Machado, futuro Presidente; do desembargador Romeu Gonzaga Neiva, Corregedor de Justiça e Conselheiro da Ordem; e do desembargador Flávio Rostirola.

Na ocasião, o Presidente do Tribunal e Chanceler da Ordem destacou que esta era uma homenagem mais que merecida, em reconhecimento ao apoio recebido do senador. O agraciado Hélio José, por sua vez, agradeceu a medalha e disse que é “uma honra trabalhar em prol da Justiça” pois, enfatizou ele, trabalhar com a Justiça é trabalhar do lado certo. Ademais, fez menção ao TJDFT como um Tribunal coerente.

O senador, também suplente do Governador do DF, se referiu ainda ao Presidente como uma pessoa conciliadora e tranquilizadora, que deixará um legado ao desembargador Mário Machado – a assumir a Presidência na próxima sexta-feira, 22/4. Após, mencionou a excelência do trabalho do Corregedor e o cumprimentou pela futura posse como Presidente do TRE, além de ressaltar a participação do desembargador Flávio Rostirola no Programa Cidadania e Justiça na Escola.

A medalha é uma homenagem às pessoas ou entidades que tenham prestado relevantes serviços à Justiça do DF ou à cultura jurídica nacional. Dessa vez, foram agraciadas noventa personalidades que receberam comendas em diferentes graus: Grão Colar, representado por medalha pendente no pescoço em dupla corrente; Grã-Cruz, faixa colocada transversalmente, partindo do ombro direito; Comendador, medalha pendente do pescoço; Alta Distinção, medalha pendente sobre o peito no lado esquerdo; e Distinção, medalha pendente sobre o peito no lado esquerdo.

A OMJDFT foi instituída em 1999 e regulamentada pela Resolução 9 de 14/3/2016. Os agraciados são indicados pelo Presidente do TJDFT, desembargadores, juízes Diretores dos Fóruns e pelo Secretário-Geral do TJDFT,  e os nomes são apresentados e aprovados pelo Conselho Tutelar da OMJDFT.