TJDFT inaugura Fórum de Águas Claras na próxima semana

por SS — publicado 2016-04-05T16:35:00-03:00

fórum águas claras

Na próxima segunda-feira, 11/4, será inaugurado o Fórum de Águas Claras. O Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, vai comandar a solenidade de entrega das obras, que ocorrerá às 16h no hall de entrada do Fórum, localizado na Quadra 202, Lote 1, Praça Irerê da cidade.

A nova Casa de Justiça receberá o nome do desembargador Helládio Toledo Monteiro, ex-Presidente do TJDFT, falecido em 1986. Paulista da capital, o homenageado se formou em Direito na USP e foi Procurador Nacional da Previdência Social, de 1950 a 1974 – ano em que ingressou no TJDFT como desembargador, nomeado em vaga destinada à OAB.

Além da Presidência do TJDFT, exercida no biênio 1982-1984, o desembargador Helládio Toledo Monteiro já havia sido eleito Vice-Presidente do Tribunal no biênio anterior e também escolhido como Vice-Presidente e Presidente do TRE-DF, respectivamente, nos anos 1976-1978 e 1978-1979. Agora, seu nome será honrado na Circunscrição Judiciária que atenderá a população tanto da RA XX, Águas Claras, como da RA XXX, Vicente Pires, conforme estabelecido na Resolução 1/2016.

A obra do Fórum de Águas Claras começou em 2012, ficou paralisada devido a problemas financeiros da empresa contratada e agora será entregue à população, com 6.856 m² de área construída. O projeto do prédio seguiu o modelo adotado nos Fóruns de Brazlândia, Núcleo Bandeirante e Guará, com as adaptações necessárias. Também foram aplicadas as normas de acessibilidade universal.

Inicialmente, a Circunscrição Judiciária contará com duas Varas Cíveis; uma Vara Criminal e Tribunal do Júri; uma Vara de Família e de Órfãos e Sucessões; um Juizado Especial Cível; e um Juizado Especial Criminal e Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.  O novo Fórum também já começa a funcionar com as instalações do PJe e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania - CEJUSC.