Solenidade de outorga da Ordem do Mérito Judiciário do TJDFT ocorre dia 8 de abril

por ACS — publicado 2016-04-05T18:00:00-03:00

OMJ medalhas 2016Na próxima sexta-feira, dia 8/4, o TJDFT realiza solenidade para entrega da medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios – OMJDFT a 90 agraciados. A iniciativa busca reconhecer pessoas que tenham se destacado pelos serviços prestados à Justiça do DF ou à cultura jurídica em geral.

Os homenageados receberão comendas em diferentes graus: Grão Colar, representado por medalha pendente no pescoço em dupla corrente; Grã-Cruz, faixa colocada transversalmente, partindo do ombro direito; Comendador, medalha pendente do pescoço; Alta Distinção, medalha pendente sobre o peito no lado esquerdo; e Distinção, medalha pendente sobre o peito no lado esquerdo. Também podem ser homenageados com a insígnia da Ordem os estabelecimentos de ensino ou instituições jurídicas, representadas por suas bandeiras ou estandartes.

As insígnias da Ordem são constituídas por uma medalha com quatro imitações das colunas do Palácio da Alvorada em forma de cruz, nas cores branca e vermelha, tudo entre quatro balanças douradas e vazadas, circundadas por espadas de ouro. No centro da cruz surge a deusa Têmis, personificação da Justiça, segurando com a mão esquerda a balança, simbolizando a aplicação da Lei por meio do equilíbrio perfeito entre Direito e Dever. Por fim, há dois círculos concêntricos, tendo no círculo menor a inscrição "Mérito Judiciário - TJDFT".

A OMJDFT é regulamentada pela Resolução 9 de 14/3/2016. Os agraciados são indicados pelo Presidente do TJDFT, desembargadores, Diretores dos Fóruns e Secretário-Geral, e os nomes são aprovados pelo Conselho Tutelar da OMJDFT.

Clique aqui e saiba mais.