CNJ destaca trabalho do TJDFT na Central Judicial do Idoso

por ACS — publicado 2016-08-05T11:00:00-03:00

Central Judicial do Idoso no CNJ

O trabalho desenvolvido pela Central Judicial do Idoso – CJI foi destaque no site do Conselho Nacional de Justiça - CNJ na última quarta-feira, 3/8. A iniciativa pioneira do TJDFT, do MPDFT e da Defensoria Pública do DF foi tema da matéria “Conflitos envolvendo idosos têm prioridade em centro especial no TJDF”, a qual mostra que o Tribunal, além de seguir a Recomendação 14/2007 do CNJ para priorizar os processos judiciais que envolvam idosos, criou um centro especial “para tentar solucionar os problemas mais comuns que os idosos enfrentam”.

O trabalho de mediação de família da CJI também foi destacado pelo CNJ. “Atendemos muitos casos em que uma pessoa da família está sobrecarregada no cuidado com o idoso dependente e busca ajuda. Nessas situações, a mediação prioriza a facilitação do diálogo entre todos os familiares ou envolvidos, no sentido de que eles próprios levantem a melhor alternativa para solucionar suas questões”, relatou Ana Paula Martins de Campos, supervisora do Núcleo de Mediação do Idoso da Central Judicial do Idoso. Segundo a supervisora, o índice de acordo obtido nos encontros de mediação supera 50%.

A matéria apresentou ainda dados do relatório de violência contra o idoso no DF, divulgado pelo TJDFT. Segundo a pesquisa, nos primeiros seis meses de 2016, a Central do Idoso registrou no Distrito Federal 528 novas demandas e 825 atendimentos de acompanhamento dos casos. A maior quantidade diz respeito à violência psicológica (31,4%), como insultos e ameaças, seguido pela violência financeira (30,3%), que consiste na exploração indevida da renda ou do patrimônio do idoso. As principais vítimas foram mulheres (59,7%), entre 76 e 80 anos (25,2%) e  os maiores agentes de violência foram os próprios filhos (42,5%).

O assunto também foi tema de matéria do site Consultor Jurídico, publicada na última quarta-feira, 3/8. Para mais informações sobre o relatório, clique aqui.

Central Judicial do Idoso

A Central Judicial do Idoso é um projeto pioneiro do TJDFT realizado em parceria com o Ministério Público do DF e a Defensoria Pública. Atua no acolhimento aos idosos do DF que têm seus direitos ameaçados ou violados e que necessitam de orientação na esfera da Justiça.

Seus objetivos principais são: garantir a efetiva aplicação do Estatuto do Idoso, prover a comunidade do DF de informações, promover articulação com instituições para atendimento de demandas e assessorar autoridades competentes.

A Central Judicial do Idoso funciona no 4º andar do bloco B do Fórum de Brasília e atende os idosos das 12h às 18h. O telefone de contato é (61) 3103-7609.