Juizado de Ceilândia recebe certificado 100% digital

por ACS — publicado 2016-08-05T08:00:00-03:00

Certificado 100% digitalO 1º Juizado Especial Cível de Ceilândia passou a operar por meio do PJe em 29 de maio de2015. A partir dessa data, todos os novos feitos passaram a ser distribuídos eletronicamente, mas os processos anteriores ainda tramitavam pelo meio físico. Em 03 de junho de 2016, na 19ª reunião do Comitê Gestor do PJe, foi aprovado o Projeto Piloto de migração dos processos do Juizado para o meio eletrônico. Iniciou-se a digitalização dos feitos que ainda tramitavam em papel, a inclusão dos processos no PJe e o contato com advogados e partes para comunicar a mudança e informar o novo número dos processos.

Para a Juíza Ana Carolina Ferreira Ogata, a migração do acervo foi uma oportunidade de estender os benefícios do PJe para toda a vara. “Os processos em meio físico estavam perdendo em celeridade para os do PJe”, destaca. A magistrada conta que durante a migração houve uma grande preocupação da equipe em orientar as partes e os advogados sobre as mudanças. “A receptividade foi ótima, não houve resistência. Os benefícios são tantos, que superaram todo o trabalho”, afirma.

Segundo a magistrada, entre os benefícios da digitalização, que durou 50 dias, estão a celeridade, a redução do número de sistemas utilizados, uma vez que todos os processos passaram a tramitar pelo PJe; a eliminação de rotinas relacionadas ao meio físico; a redução do custo do processo; o ganho de espaço físico, uma vez que quase todos os armários da vara foram devolvidos; a preservação do meio ambiente; e a possibilidade de implementar o teletrabalho no Juizado.

Na última reunião, realizada em 29 de julho de 2016, o Comitê tomou conhecimento do relatório das atividades desenvolvidas pelo 1º JEC Ceilândia e aprovou o documento, que servirá de parâmetro para que outros juizados que desejarem, também possam tornar-se 100% digital. Na oportunidade, foi entregue ao 1º Juizado Especial Cível de Ceilândia, representado pela magistrada, o Certificado 100% digital.

O Presidente do Comitê Gestor, Desembargador Flávio Rostirola, agradeceu a dedicação e iniciativa da magistrada e de toda a equipe do Tribunal. Na ocasião, o magistrado ressaltou a importância do PJe na diminuição dos custos dos processos e que espera que a experiência sirva de exemplo para outras varas.

O Desembargador Presidente Mário Machado e o Desembargador Corregedor Cruz Macedo parabenizaram a magistrada e a equipe do 1º JEC Ceilândia, garantindo o apoio pessoal ao projeto de expansão, que será selado mediante ato conjunto. Importante destacar o empenho das áreas técnicas vinculadas à Corregedoria e à Presidência, sem as quais esse projeto não teria sido viabilizado: Coordenadoria de Projetos e de Sistemas da 1ª Instância - COSIST, Núcleo de Digitalização de Processos Ativos - NUDIPA e Secretaria Especial do Processo Judicial Eletrônico – SEPJE.