Memorial do TJDFT recebe exposições de pintura e fotografia na próxima semana

por SS — publicado 2016-08-01T09:00:00-03:00

Memorial TJDFT exposição agostoAs exposições do calendário 2016 do Memorial TJDFT continuam. Na próxima segunda-feira, 8/8, o Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte recebe, às 16h, a exposição de pinturas "Sonho sobre tela”, da artista plástica Sílvia Medeiros; e a exibição de fotografias "Átimos de Paternidade”, do fotógrafo Paulo Andrade. Ambos os expositores são talentos da Casa. As mostras ficam abertas ao público até o dia 19 de agosto.

Sílvia Medeiros é de Brasília, servidora da Secretaria de Controle Interno do TJDFT, formada em Ciências Econômicas, com Pós-Graduação em Controladoria Governamental. Sempre flertou com a arte como forma de expressão, fosse por meio da poesia ou da pintura. Em 2015, a oportunidade de participar de uma mostra artística foi o impulso que precisava para retomar a prática da pintura.

Neste ano, participou da exposição conjunta “As belas artes das mulheres do Judiciário”, no espaço Cultural do TRF 1ª Região. Agora, realiza sua primeira exposição individual, reunindo quadros com pinturas a óleo, aplicadas com pincéis e espátulas, abordando temas variados como flores, barcos, casario, abstratos, entre outros.

Paulo Andrade é graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia - UFBa, ex-advogado e, atualmente, servidor na 3ª Vara de Família e de Órfãos e Sucessões de Taguatinga. Sua incursão nas artes visuais se deu em 2013, quando estudou Fotografia e Antropologia na UnB, junto aos programas de Pós-Graduação em Antropologia Social e Artes.

A exposição “Átimos de Paternidade” é fruto de um projeto fotográfico homônimo iniciado em 2013, já como uma exposição internacional permanente, online, sob o título “Fatherhood Moments”; e também de um livro intitulado “Paternity Trices”  (Blurb inc., 2016). Para o Memorial TJDFT, o artista traz 10 quadros, seis telas e textos extraídos desse livro, cuja proposta é fomentar a reflexão sobre o papel do pai na criação dos filhos nos dias atuais, colocando em xeque questões como machismo e masculinidade. O fotógrafo tem apoio da BSB Molduras.

Serviço

Para apreciar as pinturas e fotografias dos artistas da Casa, basta visitar o Memorial TJDFT, localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília.

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893/5863.

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte foi inaugurado em 19 de abril de 2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal. O museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que remetem Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pelo desembargador Humberto Ulhôa.