Presidente do TJDFT destaca relevância do Berçário na Semana Mundial do Aleitamento Materno

por ACS — publicado 2016-08-03T13:20:00-03:00

Semana de Aleitamento MaternoPresidente recebe placa de homenagemNa tarde dessa terça-feira, 2/8, o Presidente do TJDFT, desembargador Mario Machado Vieira Neto, abriu oficialmente a Semana Mundial do Aleitamento Materno no DF, ocorrida no Berçário Nossa Senhora da Conceição, vinculado ao Fórum de Brasília. Dedicada ao aleitamento materno, essa semana acontece, simultaneamente, em mais de 150 países, de 1º a 7 de agosto. O tema de 2016 é “Aleitamento Materno: Presente saudável, futuro sustentável”.

O Corregedor da Justiça, desembargador José Cruz Macedo; os juízes assistentes da Presidência, Gilmar Soriano e Carlos Alberto; a juíza Caroline Lima, representando na ocasião o desembargador Sebastião Coelho, presidente da Amagis; Coordenadora do Aleitamento Materno e do Banco de Leite Humano da Secretaria de Saúde do DF, Miriam Oliveira dos Santos; Renara Araújo, representante do Ministério da Saúde, prestigiaram o evento. Também estavam presentes, o Presidente da Assejus, demais autoridades e servidores.

O Presidente do TJDFT, em seu discurso enalteceu a importância da amamentação e a relevância do berçário para os magistrados e servidores da casa. “Antes de conhecer o PROAMI, eu já entendia bem sobre aleitamento. Na década de 90, eu já autorizava as mães para amamentar porque sei que reflete na saúde do bebê e na qualidade do trabalho”.  O magistrado destacou ainda que, apesar das dificuldades financeiras enfrentadas e das medidas de adequação orçamentária que estão sendo implantadas estamos buscando para que os berçários do Tribunal continuem em funcionamento. “Dentro do quadro de austeridade que o país e o Tribunal vem enfrentando, estamos nos esforçando para manter e ampliar o Programa de Assistência Materno-Infantil do TJDFT”, afirmou.

No início do evento foi apresentado um vídeo, elaborado por mães e pais do TJDFT, que abordou a importância da amamentação com depoimentos de especialistas, de mães servidoras e de mães e pais magistrados. Em seguida, a mãe homenageada em 2016 e pediatra do berçário, Marinã Ramthum do Amaral, discursou sobre o tema e falou da sua experiência como mãe e médica. Clique aqui e leia na o discurso na íntegra. Logo após, o juiz assistente da Presidência, Carlos Alberto, entregou o cartaz para a mãe homenageada junto com sua filha em 2016, Marinã Amaral e Stella Bernardes.

A coordenadora do PROAMI, Alessandra Salomão, falou da satisfação de abrir a Semana de Aleitamento Materno e ressaltou o tema deste ano “este ano, o tema da Semana Mundial do Aleitamento Materno destaca a questão da sustentabilidade e o Ministério da Saúde nos convida a refletir sobre o lema: Amamentação: faz bem para o seu filho, para você e para o planeta.” Também mencionou o marco da primeira infância “o Brasil se tornou o primeiro país da América Latina a reconhecer a importância da criança e valorizar a primeira fase da vida, com a publicação do Marco Legal da Primeira Infância”. Ao final, a coordenadora Alessandra Salomão entregou uma placa em homenagem ao Presidente Mario Machado.

O PROAMI

Programa de Assistência Materno-Infantil - PROAMI do TJDFT realiza várias palestras são realizadas sobre amamentação e assuntos relacionados. O objetivo do Programa é orientar e preparar a mãe magistrada, servidora ou ocupante de cargo de natureza especial durante a gestação, além de oferecer apoio na fase de readaptação ao trabalho, permitindo que as mães amamentem seus bebês durante o expediente.

Desde sua criação em 2005, o PROAMI atendeu 985 bebês de servidores e magistrados e realizou 160 palestras sobre gestação, partos e cuidados com o bebê com a participação de 6.800 servidoras e magistradas.