Seminários, palestras e caminhada compõem programação da V Semana Justiça pela Paz em Casa

por ASP — publicado 2016-08-18T16:45:00-03:00

V semana pela paz em casaNesta sexta-feira, 19/8, dando continuidade à intensa programação da V Semana da Campanha Nacional Justiça pela Paz em Casa, será ministrada, a partir das 7h, palestra sobre Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no Canteiro de Obras da Direcional Engenharia de Santa Maria. Às 8h30, no auditório da Casa da Mulher Brasileira, acontece o Seminário sobre Atendimento Psicossocial às Vítimas de Violência Sexual, com participação de magistrados do TJDFT; e, ainda, durante todo o dia, das 8h às 18h, ocorre o Seminário Feminicídio: fortalecendo o trabalho em rede com foco na prevenção, organizado pelo Serviço de Análise Psicossocial da Promotoria de Justiça do Riacho Fundo - SETPS/MPDFT, com participação do CJM/TJDFT na mesa redonda: O papel das instituições que atendem mulheres vítimas de violência. O seminário sobre feminicídio será no Plenário do Tribunal do Júri do Fórum Desembargador Cândido Colombo Cerqueira, localizado na QS 2, Lote A, Riacho Fundo I.

Presente em edições anteriores da Semana, a Caminhada pela “Paz em Casa”, com Lideranças Religiosas de Águas Claras e circunvizinhanças, irá acontecer neste sábado, 20/8, apartir das 10h, no Parque Vivencial de Águas Claras. A concentração será em frente à Faculdade UNIPLAN, entrada principal do Parque. Um trenzinho fará o transporte daqueles com dificuldade de locomoção da guarita próxima à entrada da UNIPLAN até a Administração do Parque.

Este evento específico surgiu da parceria entre o TJDFT, por meio do Fórum de Águas Claras, a Administração Regional, lideranças religiosas, comerciantes, entidades civis e privadas e da comunidade local. A caminhada simbolizará o início do Projeto Paz em Casa em Águas Claras, que visa unir os esforços na utilização dos recursos disponíveis na própria comunidade para buscar a construção de uma cultura de paz nos lares.

Ao final das atividades da Caminhada, serão soltos balões brancos simbolizando o convite à Paz em Casa, tão ansiada por todos. A iniciativa visa estimular e promover em Águas Claras ações e capacitações permanentes de promoção da Lei Maria da Penha, assim como eventos de prevenção em prol das famílias e das mulheres em situação de violência doméstica.

Flores de Pilão

Flores de PilãoNesta quinta-feira, 18/8, às 10h, foi exibido no Auditório da Casa da Mulher Brasileira, o documentário “Flores de Pilões”, sobre empoderamento e autonomia econômica das mulheres na cidade de Pilões, no interior da Paraíba. A ação contou com a participação da produtora e atriz Naura Schneider.

A juíza coordenadora do Centro Judiciário da Mulher – CJM do TJDFT, Luciana Lopes Rocha, fez a abertura do evento, que teve a presença da subsecretária de Políticas para as Mulheres do GDF, Lúcia Bessa, da coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Iara Lobo, e da assessora do Serviço de Promoção da Autonomia Econômica das Mulheres - SPAE, Ana Paula. O evento contou, ainda, com a presença de aproximadamente 90 pessoas: mulheres inscritas em quatro cursos do Projeto PRONATEC Mulheres Mil do Ministério da Educação; servidores do TJDFT, representantes da Associação dos Soroptimistas e servidores da Casa da Mulher Brasileira. O evento teve, também, o apoio da Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal - Assejus/DF.

Na ocasião, foi realizada, ainda, roda de conversa com mulheres do Serviço de Promoção da Autonomia Econômica das Mulheres – SPAE da Casa da Mulher Brasileira e contou com a presença surpresa da idealizadora do projeto em Pilões/PB,  Karla Cristina Paiva Rocha, que contou sua história e comoveu a todos os presentes.

O documentário traz relatos de superação de mulheres vítimas de violência doméstica, que mesmo enfrentando a contrariedade e ciúmes dos maridos, não se intimidaram e seguiram em frente e, por meio do trabalho, aumentaram sua renda média em 250%. Já o SPAE é um projeto que busca alternativas de autonomia econômica e de promoção de emprego e renda para mulheres vítimas de violência doméstica. Atualmente, por meio do projeto, estão em formação 125 alunas, inscritas em quatro cursos do Projeto PRONATEC Mulheres Mil do Ministério da Educação.

O SPAE atua em duas frentes: a orientação pessoal, que consiste no diagnóstico das condições sociais e de rendimento da usuária e a busca por alternativas de autonomia econômica e inserção no mercado de trabalho; e articulação, que visa o fomento de parcerias governamentais e não governamentais para a oferta de palestras, eventos e ações que possam garantir a oferta de serviços voltados para a autonomia econômica e financeira de mulheres.

A Semana

A Semana Justiça pela Paz em Casa no DF foi idealizada pela Ministra do Supremo Tribunal Federal Carmen Lúcia, e tem como objetivo promover a cultura da paz nos lares brasileiros, coibindo com isso a violência contra a mulher. O evento acontece em todos os Tribunais de Justiça do país, de 15 a 19/8, sendo que no TJDFT a programação vai até 25/8.

Clique aqui e acompanhe a programação completa da V Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa no DF.