TJDFT sedia a abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno no DF

por ACS — publicado 2016-08-01T11:20:00-03:00

Semana do Aleitamento Materno 2016O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios foi escolhido, mais uma vez, para ser a sede da abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno no Distrito Federal. A cerimônia de abertura será realizada no dia 2 de agosto, às 17h, no Berçário Nossa Senhora da Conceição, vinculado ao Fórum de Brasília, localizado no Setor de Indústria Gráfica - SIG. Essa semana dedicada ao aleitamento materno acontece, simultaneamente, em mais de 150 países, de 1º a 7 de agosto. O tema de 2016 é “Aleitamento Materno: Presente saudável, futuro sustentável”.

O TJDFT apoia essa ação e realiza uma semana dedicada ao tema no Órgão, desde 2008. Por meio do Programa de Assistência Materno-Infantil - PROAMI do TJDFT, várias palestras são realizadas sobre amamentação e assuntos relacionados. O objetivo do Programa é orientar e preparar a mãe magistrada, servidora ou ocupante de cargo de natureza especial durante a gestação, além de oferecer apoio na fase de readaptação ao trabalho, permitindo que as mães amamentem seus bebês durante o expediente.

Desde sua criação em 2005, o PROAMI atendeu 985 bebês de servidores e magistrados e realizou 160 palestras sobre gestação, partos e cuidados com o bebê com a participação de 6.800 servidoras e magistradas.

O leite materno é a primeira e principal fonte de nutrição dos recém-nascidos até que se tornem aptos a comer e digerir os alimentos sólidos. Ele contém todas as proteínas, açúcares, gorduras, vitaminas e água que o bebê necessita para ser saudável. Funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças e ainda estimula o desenvolvimento cerebral.

Semana Mundial do Aleitamento Materno

A Semana Mundial do Aleitamento Materno foi criada por iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno- WABA e recebe o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O objetivo é facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação.

No Brasil, a Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada desde 1999 e coordenada pelo Ministério da Saúde. Também apoiam a Semana do Aleitamento organismos internacionais, secretarias de saúde estaduais e municipais, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, hospitais, sociedades de classe e organizações não-governamentais.