Desembargador que dá nome ao Fórum de Brasília é lembrado em crônica sobre carnaval

por GMS — publicado 2016-02-05T17:05:00-03:00

Des Milton Sebastião BarbosaO desembargador do TJDFT e compositor Milton Sebastião Barbosa, que nomeia o prédio do Fórum de Brasília, foi lembrado na crônica “Marchinhas brasilienses”, publicada nesta sexta-feira, 5/2, pelo jornal Correio Braziliense. Sob o pseudônimo de Cid Magalhães, o desembargador escreveu mais de cem músicas, entre elas, a marchinha “Cidade céu”, sucesso no começo da década de 1960.

Às vésperas do carnaval, a crônica resgata presenças que eram garantidas em todas as festas da cidade. Além de Milton Sebastião Barbosa, menciona os nomes de Eládio Viana, Lacy Viana, Rocha Matos e Lauro Passos. Lembra, ainda, das composições do desembargador, como o bolero “Por uma noite ainda”, gravado por Orlando Silva, e o samba “Brasília capital da esperança”, registrado por Jorge Veiga.  

O jornal destaca que essas músicas “fazem parte da história de uma cidade mais amistosa, menos intolerante; de uma época em que folia não era sinônimo de bandalheira”. Também conta que muitas delas estão preservadas nos arquivos de Fernando Lopes, famoso intérprete de boleros e canções mexicanas em programas da Rádio e TV Nacional.

Milton Sebastião Barbosa foi nomeado desembargador do TJDFT em 1967. Ocupou a primeira cadeira no Tribunal destinada a integrante do Ministério Público, em razão do quinto constitucional, e exerceu a presidência da Casa no biênio 1974/1976. Na atividade de compositor, assumiu o pseudônimo Cid Magalhães em homenagem a um primo de quem era muito amigo e teve canções gravadas por artistas brasilienses e nacionais.

Para ler a crônica completa, clique aqui.