Programa Justiça Comunitária abre inscrição para II Curso de Combate ao Racismo

por ACS — publicado 2016-02-02T18:10:00-03:00

Justiça ComunitáriaO Programa Justiça Comunitária – PJC, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT, abre inscrições para o “II Curso Combate ao Racismo: Qual o seu Papel Nessa História?" A atividade será realizada no dia 27/2 (sábado), das 8h30 às 18h, na Escola Parque Anísio Teixeira, na QNM 27, Módulo B, Área Especial, Ceilândia Sul (próximo ao Hospital Regional de Ceilândia).

Tendo como um de seus pilares a educação para os direitos, o PJC, com a reedição do curso promovido com sucesso em 2015, busca sensibilizar a comunidade para a temática do racismo, bem como abrir espaço de esclarecimentos, debate e reflexão sobre o preconceito racial e suas consequências em nosso cotidiano.

A programação contará com palestras e dinâmicas relacionadas aos seguintes temas: "Como Funciona o Racismo"; "A Construção do Racismo como Fato Social"; "O Racismo em nossas Vidas"; "A Luta contra o Racismo no Brasil: Movimento Antirracista – História e Questões Atuais"; e "As Ações da Sociedade Civil e do Estado no Combate ao Racismo do Distrito Federal".

Nascido a partir de uma parceria do "Eurosocial" (um programa de cooperação técnica financiado pela União Europeia) e Ministério da Justiça, o curso promovido pelo PJC conta ainda, para sua realização, com a parceria da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (GDF). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 22/2, pelo e-mail justicom@tjdft.jus.br ou pelo telefone 3103-6780.

O Programa Justiça Comunitária trabalha com voluntários capacitados para atuarem na região em que moram, e tem como objetivo democratizar a Justiça e promover a cidadania e a resolução de conflitos, de forma pacífica, pelos próprios membros da comunidade. Essa atuação é baseada na mediação comunitária e na articulação de redes sociais, além da educação paras os direitos.