Supervisor da VIJ-DF fala sobre o tema adoção nas telenovelas em novo artigo

por NG/SECOM/VIJ — publicado 2016-02-18T12:45:00-03:00

"O instituto da adoção e as telenovelas" é o tema do mais recente artigo de Walter Gomes de Sousa, supervisor da Seção de Colocação em Família Substituta da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal.

Nele, Walter discorre sobre a importância de se ampliar e melhorar a divulgação das regras, normas e princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente para a adoção legal no Brasil, uma vez que as telenovelas veiculam, na maioria das vezes, informações equivocadas ou parciais, que podem levar o telespectador a interpretá-las negativamente.

O supervisor ressalta que a criança não pode ser retratada como objeto de consumo para atender desejos e suprir necessidades de possíveis interessados em adotá-la, como vem sendo apresentado inapropriadamente em alguns programas televisivos, e sim como como um autêntico sujeito de direitos que merece proteção e garantias legais.

“Informar para conscientizar, conscientizar para fazer certo e fazer certo para tornar uma criança feliz”. Esse é o lema para tornar o instituto da adoção melhor conhecido e compreendido, conclui Gomes.

Leia aqui a íntegra do artigo.