TJDFT inaugura Centro de Conciliação em Samambaia

por SS — publicado 2016-02-25T17:45:00-03:00

inauguração cejusc samambaiaNesta quinta, 25/2, o TJDFT inaugurou as instalações do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania de Samambaia, o CEJUSC/Samambaia. A cerimônia ocorreu no Fórum Desembargador Raimundo Macedo. O descerramento da placa foi feito pela 1ª Vice-Presidente do TJDFT, desembargadora Carmelita Brasil, juntamente com o 2º Vice-Presidente, desembargador Waldir Leôncio Júnior.

Além das autoridades citadas, compuseram o dispositivo de honra da cerimônia o juiz Carlos Alberto Martins Filho, representando o Presidente da Amagis, desembargador Sebastião Coelho; e o juiz Edson Lima Costa, diretor do Fórum de Samambaia e Coordenador do CEJUSC ora instalado. Primeiro a discursar, o juiz Edson Costa ressaltou a contribuição que o novo centro proporcionará para a comunidade, sendo uma importante ferramenta institucional para resolver conflitos e trazer paz.

Em seguida falou o 2º Vice-Presidente, desembargador Waldir Leôncio Júnior, relembrando que este é o 12º CEJUSC do Distrito Federal e confirmando os planos da Administração de estender os serviços de mediação e conciliação, seguindo as diretrizes da Resolução 125/10 do CNJ. O desembargador também descreveu a estrutura da nova unidade judiciária, com sete salas de conciliação, gabinete para o magistrado, recepção e amplo espaço para o servidores. O CEJUSC está pronto para atender as demandas das Varas Cíveis, de Família e Juizados Especiais de Samambaia.

Por último, discursou a 1ª Vice-Presidente do TJDFT, a desembargadora Carmelita Brasil, elogiando a materialização, por meio dos CEJUSCs, de uma nova era do Poder Judiciário, em busca da resolução consensual de conflitos. A desembargadora destacou a figura ímpar do colega Vice-Presidente, desembargador Waldir Leôncio, a quem adjetivou de “cientista, teórico e introspectivo” e, ao mesmo tempo, obcecado pelo “fazer”, por realizar e produzir, dando o exemplo da implantação dos CEJUSCs por todo o DF.

Saiba mais

O Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação, NUPEMEC, e os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, CEJUSCs, são unidades integrantes da 2ª Vice-Presidência do TJDFT, responsáveis pela implantação e implementação da Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesse no âmbito do TJDFT, conforme a Resolução 125/10 do CNJ.

Conheça o catálogo virtual com todos os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSCs do Distrito Federal.