TJDFT inaugura Centro de Conciliação no Gama

por SS — publicado 2016-02-17T17:05:00-03:00

inauguração cejusc gama

Foi inaugurado, nesta quarta-feira, 17/2, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania do Gama, o CEJUSC/Gama, em cerimônia realizada no Fórum Desembargador José Fernandes de Andrade. O descerramento da placa foi feito pelo Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, juntamente com o 2º Vice-Presidente, desembargador Waldir Leôncio Júnior.

Nesta mesma data foi publicada a Portaria GSVP 07/16, que designou o juiz José Ronaldo Rossato para coordenar o CEJUSC/Gama, sem prejuízo de suas atribuições jurisdicionais. Primeira autoridade a discursar, o juiz ressaltou a significativa contribuição que o CEJUSC proporcionará para a melhoria dos espaços sociais na cidade. “Questões que poderiam se prolongar serão resolvidas com maior rapidez, mediante o uso das técnicas mais adequadas de mediação e conciliação”, afirmou o magistrado.

Em seguida, discursou o 2° Vice-Presidente, desembargador Waldir Leôncio Júnior, relembrando que este é o 11º CEJUSC do TJDFT, que assim confirma seu compromisso social com a conciliação como meio adequado de resolução de conflitos. Em sua fala, o desembargador trouxe também dados do Sistema de Metas do CNJ, revelando que apenas 55% dos 500 centros espalhados pelo país atingiram a Meta 3, a qual estabelece que os acordos homologados nos Cejuscs devem superar as homologações nos juízos da mesma base territorial. “Para nossa satisfação, nosso Tribunal atingiu essa meta, com folga, em todos os centros instalados”, elogiou o Vice-Presidente. (clique aqui e confira a íntegra do discurso)

Por último, discursou o Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, que fez questão de agradecer a presença de todos ao evento. Em seguida o Presidente elogiou a pujança, inteligência e vivacidade do desembargador Waldir Leôncio, a quem atribuiu o sucesso dessa Administração nas instalações de novas unidades judiciárias. “Só mediante a conciliação e mediação será possível dar conta dos milhões de processos que chegam à Justiça, de modo que ela possa cumprir seu papel no devido tempo”, ressaltou o Presidente do Tribunal, antes de encerrar a solenidade e desejar êxito ao novo CEJUSC.

As atividades do CEJUSC/Gama começam em 60 dias, prazo necessário para a capacitação dos profissionais que nele atuarão: magistrados, advogados, servidores, estagiários e parceiros. Inicialmente, serão atendidos os juizados especiais cíveis e criminais da Circunscrição Judiciária do Gama. Posteriormente, os serviços serão estendidos às varas cíveis, e em seguida, às varas de família e restantes.

Conheça o catálogo virtual com todos os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSCs do Distrito Federal.