TJDFT investe em tecnologia para aprimorar prestação jurisdicional

por SB — publicado 2016-02-03T15:25:00-03:00

O TJDFT está investindo em tecnologia para aprimorar a prestação jurisdicional no DF. Em janeiro, foram implantados novos switches cores, equipamentos responsáveis pela comunicação com os serviços, sistemas e bases de dados do Tribunal. Ainda neste mês, serão instalados  novos servidores para o funcionamento do Processo Judicial Eletrônico – PJe, dos sistemas de 1º e 2º Graus e dos sistemas de recursos humanos e de processos administrativos. Isso proporcionará aumento da capacidade de processamento, redução no consumo de energia e expansão no armazenamento de dados. Foram adquiridos, ainda, novos storages que farão com que a capacidade de armazenamento de dados passe de 400 terabytes para 1,4 petabytes, o que equivale a um incremento de mais de 400%.

A iniciativa está em consonância com a Resolução 211/2015/CNJ, que instituiu a Estratégia Nacional de Tecnologia de Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD) para o período 2015-2020 e que, de forma especial, estabelece a melhoria da infraestrutura e governança de TIC no Poder Judiciário.

A modernização da Justiça do Distrito Federal é meta da Administração do Presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, que já em seu discurso de posse ressaltou: “Lutaremos por uma justiça moderna, eficiente, transparente e com foco no alvo principal, o jurisdicionado". Desde julho de 2014, o Tribunal vem implantando o PJe, que já está em pleno funcionamento nos Juizados Especiais Cíveis de Brasília, Taguatinga, Ceilândia, Guará e Planaltina; nas Turmas Recursais dos Juizados Especiais; nos três Juizados de Fazenda Pública e nas duas Varas de Precatórias do Distrito Federal. A implantação do PJe segue cronograma estabelecido pelo Comitê Gestor e, até 2018, o processo eletrônico chegará a todas as varas do TJDFT.